Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela. Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.
A origem da palavra "estética" vem do grego, aisthésis, de percepção e sensação. ... Na Grécia, a estética surgiu como uma matéria de filosofia juntamente com a lógica e a ética, formando assim o conceito do bom e do belo para os valores morais do homem.
A estética é a parte da filosofia que une a beleza, a arte, a sensibilidade humana e as concepções individuais de cada um. Ela surgiu na Grécia Antiga, com a obra Poética de Aristóteles, e tenta trazer a racionalidade do motivo pelo qual as coisas são consideradas belas, com um pensamento lógico.
Nos últimos anos, com a integração crescente da música nas universidades, cresceu o interesse pela Estética. Em 1966, Yulo Brandão ministrou um curso de introdução à Estética na Universidade de Brasília, o qual deu origem ao seu livro intitulado Estética (Estudos Breves), publicado por aquela universidade, em 1968.
O Brasil é um país vaidoso, ranqueado como um dos maiores consumidores de cosméticos e tratamentos estéticos do planeta.
Alexander Baumgarten
A partir do século XVII, as loções e outros produtos cosméticos começaram a entrar mais no cotidiano, assim como outros adereços de estética, como as perucas, lenços e fitas. Foi a Primeira Guerra que, a par dos grandes avanços, mudanças e conquistas, vem marcar a grande virada nos padrões da estética.
Os gregos não utilizavam muita maquiagem, porém a preocupação maior era com a saúde e a beleza do corpo. Os homens buscavam pela forma ideal através de exercícios físicos, massagens e banhos aromáticos. Já as mulheres, utilizavam penteados elaborados com fitas, cachos e maquiagem extremamente delicada.
Cite motivos para o crescimento da cosmetologia. R: Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda.
Porém, o primeiro salão de beleza que se tem registro foi inaugurado em 1635 em Paris por Champagne5, conhecido como le sieur 6.
Helena Rubinstein abriu o primeiro Salão de Beleza do Mundo Em 1902 ela abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. ... Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Foi a fundadora da Helena Rubinstein, Incorporated e se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo.
Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os parisienses Leonard, Autier e Legros Rumigny, que prestavam serviços a Rainha Maria Antonieta e recebiam altos salários. Na década de 1920, era moda as mulheres usarem cabelos curtíssimos, a la garçonne.
A invenção do corte undercut (uma das laterais do cabelo é raspada parcial ou totalmente) foi creditada a ele. John Sahag fez sucesso nos anos 90, pois usava um método curioso para cortar os cabelos, ele trabalhava os cabelos secos e dizia que desse modo lhe permitia maior controle criativo.
O surgimento de espaços destinados ao corte de cabelo nasceu apenas na Grécia antiga, em locais públicos, chamados na época de “koureias”. Curiosamente estes espaços eram destinados apenas ao público masculino. Com o avanço da moda, penteados e perucas, surgiram os primeiros cabeleireiros de celebridades.
Os penteados surgiram por meio da criatividade dos gregos. As estátuas gregas, as pinturas expostas nos museus e as coleções privadas são provas disso.
Jean-Louis David: o pai do dégradé
barbeira Giliane Coviak
De uns tempos pra cá os homens estão aderindo um visual bem diferente: ao cortar o cabelo optam por deixar um risco na lateral da cabeça. Essa tendência começou na Europa e pouco a pouco foi se espalhando pelo mundo até chegar no Brasil, os jogadores de futebol foram os responsáveis por impulsionar essa moda.
É uma variação do clássico. Trata-se de um corte bem geométrico, em que o degradê é bem gradual, sem que haja a divisão mais marcada, como no corte clássico. O corte começa pela nuca com a máquina com pente 1 ou 2 e subindo, regulando sempre o pente para número maior.
Mid Fade. O Mid Fade é o clássico que a maioria dos homens pede em minha barbearia, 50% claro e 50% escuro. Subindo com o pente inicial a 2 dedos acima da orelha. Gosto desse tipo de degradê com um corte menos volumoso, por exemplo slickback ou razor part.
A palavra “mid” é uma flexão da palavra “middle”que significa meio. As características deste tipo de fade são o seu ponto de transição na parte lateral aproximado a altura dos olhos e na parte de trás a partir do osso ociptal.
O que é o corte com skin fade? ... A característica que embasa esse corte fade é o degradê feito a partir da máquina zero, que explica o nome do corte: ele é feito a partir da pele, deixando exposto o couro cabeludo.
O corte low Fade é um tipo de degradê que é marcado numa altura mais baixa do crânio (por isso o “low”, baixo em inglês). Na nuca a máquina é regulada no pente 1 ou zero, para que o terço inicial fique bem raspado. No segundo terço da cabeça, muda-se para um pente maior e assim por diante, até o topo.
Tipos de degradê ou fade
É um corte graduado começando com o nivel mais baixo possível e que vai aumentando a altura gradualmente até atingir a máxima altura desejada. Para que fique perfeito não pode haver marcas na transição de alturas, causando um efeito sombreado.
4- O degradê fica ótimo em cabelos compridos Os cabelos um pouco mais compridos também ficam charmosos e modernos com o fade. Seja com uma franja alongada ou mesmo com os fios na altura dos ombros, o degradê dá um toque final super descolado para os cortes masculinos, mostrando que é super versátil.
Passo a passo corte degradê masculino