Bípedes - Andar sobre dois pés é característica essencial do ser humano. ... Por outro lado, o bipedalismo, ou seja, a postura ereta sobre os dois pés, é uma das características essenciais do Homo sapiens, segundo a ciência que estuda os seus traços físicos marcantes: a antropologia biológica.
ARTIGO ORIGINAL. O bipedismo, habilidade de andar ereto sobre duas pernas, é um marco da evolução humana. Muitos primatas podem levantar e andar por períodos curtos de tempo, mas apenas humanos usam essa postura como modo primário de locomoção.
O movimento bípede, portanto, permite ao ser humano caminhar, correr, pular e, inclusive, favorece a manipulação de objetos com as mãos. Isso ocorre, pois ao se equilibrar sobre os dois membros, o ser humano consegue utilizar ferramentas. ... A importância do bipedalismo para a vida humana.
Confira seis deles:
O que anda sobre duas patas chamada de bípede. são eles: galinha, pato, galo , avestruz, em geral aves.
Os seres humanos têm duas pernas. Outros mamíferos, como os cavalos e os gatos, por exemplo, têm quatro, que são chamadas de patas. As da frente são as dianteiras, e as de trás, traseiras. Outros animais têm seis, oito ou até centenas de pernas.
Alguns animais — como guaxinins, macacos e outros primatas — conseguem usar os pés, ou patas, também como garras, para pegar objetos. Outros, como os ursos e os babuínos, quando caminham, colocam seus pés inteiros no chão. Já os cães e os gatos, por exemplo, nunca apoiam os calcanhares no chão.
corvo
Aracnídeos ou Quelicerados. Essa classe é frequentemente confundida com a dos insetos, mas as características gerais são diferentes. Agrupa animais com 4 pares de patas, sem antenas nem mandíbulas, apresentam quelíceras, sendo assim chamados de quelicerados.
diplópodes
Os insetos (AO 1945: insectos) são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas.