Classificação. No couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como caspa. Outros tipos frequentes são o nasolabial (nariz e lábio superior) e a torácica. Possui uma variedade neonatal, também conhecida como crosta láctea, comum antes dos 3 anos, leve e inofensiva.
A causa da dermatite seborreica pode haver origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga, estresse, excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo. Outro fator que pode provocar a doença é a proliferação de um fungo, conhecido como Malassezia sp.
A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.
Como usar: misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhar um pedaço de algodão na mistura e passar por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem.
Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como:
Caspa: 10 passos para acabar com ela
6 formas de acabar com a caspa
A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.
Para começar, a dica é lavar os cabelos com shampoos e condicionadores anticaspa, que contenham ingredientes como ácido salicílico, alcatrão de hulha, cetoconazol, sulfeto de selênio ou piritionato de zinco.
Como tirar caspa de progressiva com vinagre
Passo a passo da umectação capilar no couro cabeludo
Para driblar os chatos sintomas que aparecem depois dos tratamentos químicos para cabelo, aplique glicerina líquida biodestilada diluída em um pouco de água para facilitar a distribuição no couro cabeludo. Use um algodão para ajudar a aplicar molhando bem a pele do couro cabeludo.
Você pode perguntar a seu médico qual shampoo é o mais recomendado para tratar a crosta láctea. Penteie delicadamente o cabelo do bebê e use uma esponja macia para ajudar a remover a descamação. Não esfregue nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem.
Como tratar as crostas na cabeça do bebê
A crosta láctea tem justamente essas características: o couro cabeludo do bebê começa a descascar, formando placas (ou casquinhas) que podem ser acompanhadas por uma vermelhidão leve e, ainda, aparecer em outras regiões do corpo, como atrás das orelhas, virilha, sobrancelhas e axilas.
A falta de cuidados pode transformar essa pequena manifestação em infecção por bactérias ou fungos”. Além disso, o calor e a umidade podem acentuar o problema. Tecidos de lã, sintéticos e de flanela, por exemplo, retém o suor, o que favorece o aparecimento das casquinhas na cabeça do bebê.
1. Dermatite seborreica. Também conhecida como caspa ou seborreia, a dermatite seborreica é uma inflamação na pele que provoca descamação, vermelhidão, ferimentos em forma de crosta amarelada e coceira que pode surgir no couro cabeludo ou em outras áreas como face, como sobrancelhas, orelhas e cantos do nariz.
Também conhecida como crosta láctea, a dermatite seborreica se dá pelo aumento na produção de oleosidade nas glândulas da derme do bebê, somado à junção de células mortas. No entanto, essa dermatite não tem uma causa muito específica.
Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
Além dos cuidados com a pele, não podemos esquecer que essa doença atinge principalmente o couro cabeludo. Portanto, inclua em seu tratamento um shampoo com ação intensiva anticaspa que ajude a controlar a oleosidade da região e evitar o reaparecimento dos flocos brancos.
A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora. Pode atingir pessoas de diferentes idades, mais comum em homens entre a 2ª e 5ª décadas de vida1. A dermatite seborreica não é uma alergia e não é perigosa.
O carbúnculo é causado normalmente por excesso de bactéria Staphylococcus aureus e a foliculite é geralmente causada por pelos encravados, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias ou fungos. Nos casos mais graves, a foliculite no couro cabeludo pode provocar queda de cabelo acentuada.
O que é: Não menos frequente, a foliculite é a inflamação de um ou mais folículos no couro cabeludo. Causas: É causada por uma infecção, geralmente, bacteriana. Sintomas: O couro cabeludo fica avermelhado, inflamado, e pode apresentar "bolinhas de pus", como espinhas.
Um couro cabeludo inflamado pode apresentar: prurido, caspa, desconforto, sensibilidade, queimação; situações bastante comuns na pele inflamada. Porém, há casos em que os sinais são silenciosos, não trazendo desconforto a quem o acomete, mas, ainda assim, estão presentes.
A caspa e um couro cabeludo vermelho Isso ocorre quando o corpo responde à presença de Malassezia globosa -- um micróbio que vive naturalmente na raiz do cabelo de todos nós. 50% da população mundial é sensível ao Malassezia globosa, sofrendo com irritação, vermelhidão e caspa.
Confira as dicas do Fique Diva para saber como reforçar seus cuidados mais que importantes!