Usa-se a letra "S":
ss – pássaro, assumir, assassino. sc – descendência, descer, crescer. sç – cresço, nasço, desça. xc – exceto, excelência, excerto.
Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.
Como saber se uma palavra é escrita com S ou Z?
O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Quando termina com "U", no plural só coloca o "S". Quando termina com "L", no plural termina com "IS". Outra forma para saber se uma palavra termina com a letra "U" ou "L" é pensar se uma palavra é uma ação ou não. Quando a palavra significa uma coisa que a pessoa fez, ou seja, uma ação, ela termina com "U".
Regras são generalizações que regulam ou regem certos fatos ou situações; didaticamente, elas são trabalhadas com o fim de padronizar comportamentos alinhados com o que preceituam. As regras ortográficas referem-se à normatização da escrita de palavras a partir de fatos observados na língua.
nar (1414), ner (101), nir (90), nor (88), ntr (3), nur (5). oar (394), oer (17), oir (13), oor (5), orr (3), our (19). par (333), per (55), pir (28), por (93), pur (7). rar (1851), rer (64), rir (135), ror (22), rur (3).
Quando o verbo transitivo direto terminar em R, S ou Z e se ligar a um dos pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa (o, a, os, as), essas terminações desaparecem, e os pronomes se transformam em lo, la, los, las: – Quando vi aquele carro, pensei em comprá-lo imediatamente.
2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. ... III) Se vem depois do verbo, há ênclise.
Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.
Quando Usar a Próclise. Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo).
Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).