Endogamia é um sistema em que os acasalamento se dão entre indivíduos aparentados, relacionados pela ascendência, ou seja, é a união de indivíduos mais aparentados do que a média da população. ... Em biologia, a exogamia refere-se ao cruzamento de indivíduos pouco relacionados geneticamente.
Zootecnia a ciência que estuda o controle de reprodução, melhoramento genético e da nutrição de animais, aumentando a qualidade e produção, visando o lucro.
Heterose é um fenômeno genético que ocorre quando animais geneticamente distantes se cruzam. Num acasalamento comum, espera-se que o valor genético da progênie seja igual à média do valor genético dos pais.
A Genética pode melhorar os sistemas fisiológicos relacionados à produção, crescimento, engorda e reprodução dos bovinos. ... O estudo do DNA ou código genético tem focado na identificação de genes que influenciam na qualidade do produto, tais como o grau de gordura e marmoreio das carcaças e maciez da carne.
Trata-se do efeito provocado pela seleção. - Valor genético aditivo: valor genético predito pela presença de alelos favoráveis. Esse valor é igual a soma dos efeitos médios dos genes (efeito aditivo ou gamético) que ele possui. - Ação aditiva: Trata-se de uma propriedade do gene e não da população.
Valor genético de um indivíduo pode ser definido como sendo igual a duas vezes o desvio da média de seus filhos, considerando-se um grande número deles, da média da população.
Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. As características podem ainda sofrer a ação de fatores do ambiente, o que aumenta a variação fenotípica.
COMO ESTIMAR O VALOR GENÉTICO ADITIVO ? 1 – Informações do próprio indivíduo; 2 – informações dos ancestrais e colaterais do indivíduo; 3 – informações da progênie do indivíduo, e 4 – uma combinação de todas as anteriores, o que leva ao BLUP (melhor predição linear não viezada) .