Existem cinco tipos conhecidos deste fenômeno: Evapotranspiração de referência (ETo);...
Na evaporação de uma superfície de solo descoberto tem-se, ainda, a influência da composição, textura e umidade do solo. A existência de vegetação diminui as perdas por evaporação. Essa diminuição, contudo, é compensada pela ação da transpiração vegetal, que pode mesmo aumentar a perda total (evapotranspiração).
A evaporação é medida através de tanques evaporímetros e atmômetros. São tanques que contém água exposta à evaporação. No Brasil, o mais comum é o tanque Classe A (Figura 30). Consiste num tanque circular de aço inoxidável ou galvanizado, chapa 22, com 121 cm de diâmetro interno e 25,5 cm de profundidade.
Para estimar os valores da evapotranspiração potencial através da evaporação potencial, é preciso multiplicar a EP pelo coeficiente de cultura Kc.
As técnicas utilizadas para estimar a evapotranspiração em uma bacia hidrográfica baseiam-se no balanço hídrico, no uso do lisímetro ou na utilização de equações empíricas baseadas em dados climáticos.
Esse coeficiente de ajuste é determinado pela relação: Kc = (ETc /ETo) (1) Os valores de Kc variam com a cultura e com seu estádio de desenvolvimento, sendo apresentado em tabelas por Doorenbos e Pruitt (1977) e descrito para diferentes culturas por Doorenbos e Kassam (1994).
O termo evapotranspiração é empregado para exprimir a transferência de vapor d'água para a atmosfera proveniente dos vegetais e dos amimais. ... Um milímetro de evaporação, ou de evapotranspiração, equivale à transferência para a atmosfera de um litro de água para cada metro quadrado da projeção da superfície evaporante.
As formas mais comuns de medir a evaporação são o Tanque Classe A e o Evaporímetro de Piche.
Se houver mais vento, as plantas perdem água mais rápido. Mas as plantas também transpiram para regular a sua temperatura, num processo que se assemelha ao suor dos animais. A soma total da água que evapora depois de passar pelas plantas com a água proveniente da sua transpiração é chamada de evapotranspiração.
Excedente hídrico: diferença entre a precipitação e a evapotranspiração potencial, quando o solo atinge a sua capacidade máxima de retenção de água. As interações entre os parâmetros edáficos meteorológicos e as características das plantas em função da relação ERT/ETP proposta ou da água disponível no solo.
O Balanço Hídrico (BH) é definido como o processo que envolve a mensuração e registro do total de líquidos administrados/ ingeridos e eliminados pelo paciente num período de 24 horas. Trata-se de procedimento fundamental para o acompanhamento do paciente hospitalizado em estado crítico.
Para fazer a contagem do balanço hídrico, devemos no final de 24 horas, somar o total de ganhos e de perdas e subtrair um do outro.
O balanço hídrico corporal consiste no equilíbrio de líquidos administrados - que entram no corpo - e eliminados. Em situações de homeostase, os ganhos líquidos e as perdas são equivalentes, havendo manutenção de uma condição harmônica.
Um paciente em tratamento em UTI faz-se necessário o controle rigoroso do seu volume hídrico, o qual é realizado através do Balanço Hídrico, que representa o controle de todos os líquidos administrados ao paciente e todas as perdas, em um espaço de 24hs ou fração.