A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.
O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes: a formal e a informal. A rede formal pode ser conceituada como o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberados.
A comunicação organizacional é composta pela comunicação institucional (relações públicas), comunicação interna (comunicação administrativa) e comunicação mercadológica", que podem ser gerenciadas com o mesmo propósito. SILVA, V.A.
Enquanto a comunicação empresarial tem foco em metas mais direcionadas para obtenção de ganhos internos (lucro e produtividade), a comunicação organizacional está focada em criar ganhos para equipes, empresa, outras organizações, clientes, fornecedores e sociedade.
Como podemos perceber, a comunicação mercadológica tem como objetivo a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa. Já a comunicação institucional tem um foco mais relacionado à divulgação dos valores e da cultura organizacional de um negócio.
É utilizada pelas empresas para atingir determinados objetivos junto ao público, como o aumento da credibilidade e a melhoria da imagem diante do mercado. A finalidade é a expansão dos negócios, o aumento dos lucros e o crescimento da organização.