Já a princípio, existe a ideia de que está predestinado, de que seu destino foi marcado por um "anjo torto" assim que nasceu. Deste modo, se assume como alguém que sempre vai "ser gauche na vida". A palavra "gauche" vem da língua francesa e significa "esquerdo".
Ser gauche na vida é ser estranho, deslocado, diferente. A expressão foi usada por nosso poeta maior, da segunda geração do modernismo, Carlos Drummond de Andrade, em um poema publicado em 1930.
desses que vivem na sombra. disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
O anjo torto pode simbolizar um mau conselheiro que o aludiu de que somente um 'gauche' poderia ter uma existência feliz. A palavra “gauche” é francesa e corresponde a “esquerdo” em português e nesse caso adquiriu o sentido de desajustado. O eu-narrador seria “torto”, “canhestro”, gauche diante de si e do mundo.
Chama-se Poema de sete faces, por ser uma composição de sete estrofes e, em cada uma delas, o eu-lírico vai revelando seus sentimentos ou jeito de ser. Na 1ª estrofe, o anjo torto que existe na vida dele pode simbolizar um mau conselheiro , que o encaminhou de forma errada proporcionando a ele uma existência infeliz.
02 – Que elemento comum identifica o poeta e o anjo? O adjetivo "torto". 03 – Há uma aparente desconexão entre as várias estrofes, como se o poeta registrasse flashes da realidade.
Tem poucos, raros amigos o homem atrás dos óculos e do bigode, Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.
O poema se intitula "Poema de Sete Faces", porque é formado por sete estrofes, em que cada uma representa uma "face", ou seja, uma perspectiva, um olhar sobre a realidade.
O eu lírico interroga porque Deus o deixou num caminho mal, culpando o ser superior por sua vida totalmente errada. No ultimo estrofe, ele não fala mais em Deus, ele explica tais palavras e considerações sobre sua vida, com o fato de estar muito embriagado.
adjetivo Indivíduo tímido, incapaz, sem muita aptidão. Etimologia (origem da palavra gauche). Fr.
1° Apesar de publicado em 1930, o poema apresenta certas características que associam á produção dos primeiros modernistas, como a construção fragmentada, os flashes e a falta de pontuação no 2° verso da 3ª estrofe. Que correntes de vanguarda se associam a essas características? R: Cubismo e Futurismo.
2. O poeta descobre-se impotente diante do mundo na 6ª estrofe, como demonstra o verso "seria uma rima, não seria uma solução". 3. O poeta utiliza-se da ironia e do humor como forma de suprir sua impotência na 1ª estrofe, quando ele diz: "um anjo torto disse:Vai, Carlos!
O Sentimento do Mundo é o livro no qual Drummond se afirma como poeta do mundo, dos homens, das coisas, e não poeta dos sentimentos humanos "mesquinhos". O poeta se abre para o mundo e é acima de tudo solidário e compreensivo.