substantivo feminino Ação de fechar; estado do que está fechado.
Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores, contatos dentários posteriores bilaterais e simultâneos; dimensão vertical de oclusão adequada; movimentos de lateralidade são promovidos pelos caninos, guia ...
Tipos de desoclusões Guia Incisiva Só os incisivos se tocam durante todo o percurso de desoclusão. Os caninos e os posteriores não devem se tocar. ... Desoclusão em função de grupo Desoclusão em Função de Grupo Parcial Além do canino, se tocam os pré-molares.
A guia canina é o trilho da nossa mastigação e da nossa mordida. São os caninos que orientam o movimento dos nossos dentes e os protegem, evitando que se toquem inadequadamente, garantindo sua durabilidade.
Para o côndilo, definimos como movimento de Bennett, ou seja, o que ocorre no côndilo do lado para o qual a mandíbula se desloca (Figura 17b). Nos dentes, o lado contrário ao lado de trabalho é o lado de balanceio e no côndilo de balanceio o que se forma é o ângulo de Bennett (que é observado no plano horizontal).
A ATM é uma articulação sinovial. Em uma articulação sinovial, dois ossos (ambos com uma superfície articular recoberta por cartilagem hialina) são unidos e circundados por uma cápsula criando uma cavidade articular. ... A articulação temporomandibular é o mecanismo guia responsável pelos movimentos mandibulares.
Movimento de translação A translação pode ser definida como um movimento de um corpo em que todas as partes têm, em cada instante, a mesma velocidade e direção. A translação ocorre na cavidade ou compartimento articular superior, entre a superfície superior do disco articular e a superfície inferior da fossa articular.
São sinais e sintomas específicos de doenças na ATM:
Sentiu um estalo na mandíbula? Isto pode acontecer em diversas situações cotidianas, como quando você mastiga algo ou ao bocejar. E acaba que muitas pessoas ignoram esse sintoma. No entanto, ele pode ser um indício de problemas na cavidade bucal, relacionada com a sua articulação temporomandibular, conhecida por ATM.
Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.
Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar como é o caso da disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou até dor neuropática.