Macuco – do Tupi Guarani maa=mbaé-coisa ; cucu =comer muito. Ave brasileira, tinamídea (Tinamus solitarius), muito apreciada por sua carne saborosa; tem o tamanho de uma galinha e vive solitária; encontrável nas matas de todo o país.
Piu-piu: som do passarinho.
“Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel! “Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem.
Muitos são os animais capazes de falar, ou seja, vocalizar sons com o intuito de imitar a voz humana. Além dos papagaios e as araras, há inúmeras outras aves que possuem a capacidade de imitar os sons humanos. As cacatuas, os corvos, e ainda os estorninhos podem fazê-lo de forma bastante eficiente.
Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos. Ele é o famoso Louro ou Loro.
O periquito-australiano ou periquito comum é uma linda ave para criar como animal de estimação. Ele é esperto e muito inteligente, além de ser uma excelente companhia. O periquito pode aprender a falar com muita destreza.
Como saber se seu periquito quer acasalar
O preço do periquito australiano é cerca de R$ 100 reais.
seis meses de idade
Anexe uma caixa de nidificação na gaiola, que pode ser encontrada em vários modelos nas lojas de animais. Colocar uma caixa de nidificação na gaiola em época de reprodução estimula os periquitos a se acasalarem. A reprodução bem sucedida é praticamente impossível se não houver uma caixa como essa.
Após o acasalamento, a fêmea de periquito-australiano irá botar de 3 a 6 ovos. Em seguida iniciará o processo de incubação. Com cerca de 18 dias após o inicio do choco os filhotes de periquito-australiano começarão a nascer. Vale lembrar que a fêmea normalmente começa a chocar quando ela bota o 3º ovo.
O tempo de duração e a forma de dormir, depende da espécie e condições de pouso e tempo de voo, mas de uma forma geral algumas aves somente dormem 1 hora por dia. Muitas vezes, quando estão pousadas, mas também com pequenos cochilos durante os voos, ou dormindo com apenas um lado do cérebro.
Permita que o animal sinta-se confortável. No entanto, o local também deve permitir que o periquito descanse (de 10-12 horas por noite). Cubra a gaiola quando o periquito dormir - isso bloqueará a visão do pássaro e não deixará que ele tome vento, impossibilitando que barulhos altos o assustem.
Coloque a mão do lado de fora da gaiola e converse com o periquito em um tom relaxante. Assim, ele vai começar a ver a sua mão como algo não ameaçador e ficará mais relaxado na sua presença. Repita isso no decorrer de uma semana para acostumar o bicho à sua presença. Coloque a mão dentro da gaiola.
Brinque com um espelho. Uma boa ideia, portanto, é brincar usando um espelho pequeno, na gaiola ou fora dela. Segure o espelho a alguns centímetros do periquito, que provavelmente vai correr na direção do reflexo. Quando ele se aproximar, leve o espelho para outro lado, de forma que ele continue perseguindo o reflexo.
Pra começar eles precisam de um local tranquilo pra dormir. Por serem animais diurnos, eles precisam ter uma boa noite de sono pra aproveitar o dia. Eles também precisam de um viveiro, gaiola, como você preferir chamar, mas precisa de um espacinho só dele, para que ele possa dormir, ter sua comida, água e brinquedos.
Apesar de ser feito de trigo, o pão é processado e contém inúmeras substâncias que podem ser nocivas aos pássaros. ... Dar um pãozinho ao seu pássaro pode ocasionar em problemas de pele, perda de penas, problemas de obesidade.
Qualquer vocalização (conversar, cantar ou assobiar) indicará que o periquito está contente e feliz em sua casa. Quando esse comportamento aumenta ao ver alguma pessoa entrando no quarto, é um bom sinal de que ele gosta dela. Fique atento se ele “bate” os bicos ou “ronrona”.
Quando estão sendo arrancadas, os locais em que a ave alcança com o bico ficam ralos; Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.