O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.
A Quaresma é uma prática da Igreja Católica que se consolidou no século IV d.C., mais precisamente no ano de 325, quando ocorreu o Primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio consistiu basicamente em um encontro de bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.
A Quaresma dura 40 dias. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa). ... Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios.
Além da carne vermelha, há quem renuncie a doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia estão entre as coisas que não pode fazer na Quaresma.
“O total requer que você se abstenha de qualquer tipo de sólidos ou líquidos, exceto água. Já o parcial requer que você se abstenha de certos alimentos ou de todos eles durante parte do dia. Esse tipo de jejum é comum entre os católicos durante a Quaresma.
A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material. Isso porque, nesse período, tem-se o costume de realizar ações de penitência que têm como objetivo santificar o fiel, afastá-lo do pecado e aproximá-lo de Deus.
Igreja Católica considera a época uma das mais importantes do ano. Segundo frei, período é uma espécie de preparação para a Páscoa. Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa.
A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.
De maneira geral, a carne de peixe, também chamada de pescado, é derivada de todos os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos, de água doce ou salgada, que são utilizados na alimentação humana.
A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. Mas comer peixe neste dia não significa só adotar a simplicidade. ... À espelho do que fez Jesus, o ato simboliza também uma penitência.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que deve-se fazer jejum e a não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa que gostam, neste caso, a carne.
Curiosidades. O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). ... Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).
às 12h
Normalmente, a compensação de horas tem como objetivo a redução ou supressão do trabalho aos sábados, dias que antecedem feriados às terças-feiras, sextas-feiras que sucedem feriados às quintas-feiras, dias de carnaval e quarta-feira de cinzas (meio expediente), etc.
quarta-feira (17) - as lojas e alimentação abrem da 10h às 22h e os cinemas funcionam de acordo com a programação....Shopping Metropolitano Barra
O carnaval não é um feriado nacional, mas a administração pública federal definiu no calendário de 2021 os dias 15 e 16 de fevereiro como ponto facultativo, assim como o dia 17, Quarta-feira de Cinzas, até as 14 horas.
Feriado do Carnaval
Feriados nacionais para o ano de 2020