O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade ...
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Livro de Registro de Celebrações:
e imóveis (arquiteturas, cidades históricas, sítios urbanos, arqueológicos e paisagísticos). Por sua vez, os bens imateriais são aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças de um povo, tais como manifestações artísticas (literária, musical, cênica e plástica), rituais e festividades.
Dos 38 bens culturais imateriais brasileiros, reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Exemplos de Cultura Imaterial
São exemplos de patrimônio cultural imaterial, exceto: a) danças e rituais.
Exemplos de cultura material: utensílios, adornos, livros, ferramentas, monumentos, pinturas, tecidos, quadros, entre outros. Exemplos de cultura imaterial: música, dança, rituais, crenças, folclore, valores, lendas, celebrações, entre outros. A cultura material é aquela que apresenta objetos desenvolvidos pelo homem.
Os bens de cultura imaterial são os elementos abstratos que fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às práticas e domínios da vida social de determinado grupo.