Objetivo Geral: Reconhecer rimas, parlendas e adivinhações desperta a consciência fonológica e o interesse pela leitura e escrita. Conteúdos Prioritários: Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. Ampliação de vocabulário. Estrutura de textos: rimas, parlendas e adivinhas.
A rima é a repetição de sons iguais ou parecidos no final das palavras. Cada linha de um poema é chamada de verso e, geralmente, não são longos, pois é com essa divisão em verso e com as rimas nos finais dos versos que conseguimos um ritmo diferente para os poemas.
As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.
Consciência silábica Esse processo se dá à medida que ele percebe que determinadas palavras começam/ terminam com o mesmo som.
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.
– Noção de rima (capacidade de identificar rimas); ... – Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); – Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica é um conjunto de habilidades que nos permite perceber o tamanho das palavras, as semelhanças fonológicas entre elas, as sílabas e os fonemas. Para que uma criança aprenda ler e escrever, ela precisa ter a consciência de alguns processos fonológicos da nossa língua.
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
As atividades que estimulam a consciência fonológica
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.
Portanto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos. Esse exercício se dá através do desenvolvimento das habilidades trabalhadas, ou seja, da reflexão, identificação e da manipulação dos sons presentes em nossa língua.
Seu objetivo deve ser fazer com que as crianças entendam que:
O método fônico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.
Alfabetizando seu filho em casa
As atividades mais adequadas para aprender essas técnicas incluem:
As palavras que possuem os dígrafos xc, xs, sç, sc, ss e rr devem se separar como em CAR-RO, EX-CE-ÇÃO, DES-CER e PÁS-SA-RO. Se os dígrafos forem qu, gu, lh, nh e ch eles não devem ficar separados. Alguns exemplos são: GUIR-LAN-DA, NI-NHO e QUEI-JO. Quando se tratar de hiato cada vogal fica em uma sílaba diferente.
Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).
Use cartolinas coloridas e imagens referentes às vogais, ou recorte as letras em EVA, por exemplo. Separe as vogais e ensine uma a uma, começando por A e assim por diante. Ensinar as vogais para as crianças pode ser muito divertido e rápido.