O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
Por peso normal entende-se o peso natural ou ideal de uma pessoa dependendo da idade e do sexo. Para as mulheres, é desejável ter um índice de massa corporal entre 19 e 24, enquanto para os homens o IMC deve situar-se entre 20 e 25.
Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças.
Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.
O tratamento da obesidade grau I deve ser baseada no tripé: dieta, exercício físico e medicação em longo prazo por se tratar de uma doença crônica. "Pacientes que têm IMC abaixo de 35, sem doenças associadas, devem sem dúvidas tentar o tratamento clínico antes, com chances de conseguir resultados razoáveis.
Sintomas da obesidade
Excesso de peso pode gerar consequências devastadoras para o coração, o fígado e a libido, por exemplo. O coração trabalha dobrado, a respiração é mais difícil e o cansaço não demora a aparecer. Carregar um peso extra não é fácil para o organismo.