Resposta. É aquele que não se enquadra na sociedade,que vive à margem das convenções sociais e determina seu próprio estilo de vida, através de suas crenças e valores.
Condição do sujeito ou grupo de pessoas que tem um posicionamento ou situação frente a sociedade que é considerada pela maioria das pessoas inferior. "As prostitutas são estigmatizadas como mulheres sem caráter."
Significado de Estigmatizado substantivo masculino Aquele que tem no corpo algum estigma, sinal feito com ferro em brasa. adjetivo [Figurado] Qualificado de modo negativo; rotulado. [Figurado] Que foi acusado ou condenado moral ou publicamente.
Compartilhar: O conceito de "estigma" está associado a uma conotação negativa e depreciativa, enquanto processo social que reduz o acesso à saúde por parte de indivíduos e grupos afetados.
As características, comportamentos, vestimentas e hábitos que definem um grupo social, e que, geralmente, não são as mesmas praticadas e adotadas pela cultura imposta, são chamadas de estigmas sociais. ... O estigma é visto de acordo com a realidade e contexto social da sociedade analisada.
Goffman distingue três tipos de estigma: as deformações físicas (deficiências motoras, auditivas, visuais, desfigurações do rosto, etc.), os desvios de carácter (distúrbios mentais, vícios, toxicodependências, doenças associadas ao comportamento sexual, reclusão prisional, etc.)
Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais. Estigmas sociais frequentemente levam à marginalização. Para a Sociologia, num sentido contemporâneo, o estigma também pode ser conceituado como uma marca objetiva que recebe uma valoração social negativa.
O estigma relacionado à doença mental é pernicioso e gera preconceito e discriminação. Envolve a pessoa que sofre do transtorno psiquiátrico, seus familiares, a medicação e outras formas de tratamento, as instituições onde o tratamento é realizado e onde a equipe.
Simplesmente é isolado do convívio e, por vezes, confinado, gerando consequências sociais e econômicas — é a marca social, a cicatriz, o estigma. Do grego, a palavra “estigma” significa picada, feita com ferro em brasa no braço dos escravos, marginais e criminosos, representava a desgraça social.
O estigma afeta de diferentes formas a pessoa ou grupo sobre o qual recai. ... Discriminação será, portanto, uma forma de fazer uma distinção a nível social e o preconceito uma avaliação pejorativa da pessoa pelo facto de ser percebida como pertencente a um grupo (12).
A forma preferencial de escrita da palavra é preconceito, escrita de forma junta, sem hífen. ... Há uma tendência generalizada para a distinção dos termos preconceito e pré-conceito, sendo o preconceito caracterizado como uma intolerância ou discriminação e o pré-conceito como um juízo antecipado ou uma ideia preconcebida.
Assim, o termo estigma é usado em referência “a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, na realidade, é uma linguagem de relações e não de atributos (...). Um estigma é, então, na realidade, um tipo especial de relação entre atributo e estereótipo” (p. 13).
Estereótipo é usado principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência (cor da pele, tipo de vestimentas, uso de acessórios, etc), naturalidade (região ou país de origem) e comportamento (religião, cultura, crença, nível de educação, etc).
COMO FUNCIONA O ESTEREÓTIPO: Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.
Os conceitos de estereótipos e estigma estão extremamente associados, porém existem algumas diferenças básicas. A principal diferenciação é que os estereótipos podem existir sem estigmas e alguns estereótipos podem ser positivos, enquanto a estigmatização é sempre negativa.
Enquanto o etnocentrismo designa uma classificação por etnia, o racismo parte da noção de “raça”, que foi construída socialmente ao longo dos anos, e defende a posição de que os diferentes grupos étnicos podem relacionar-se com as diferentes “raças”.
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. 8), ou seja, é a condição de não possuir atributos consi- derados importantes por um grupo social (Becker & Arnold, 1986).
O estigma em saúde mental é um dos problemas altamente prejudiciais para a sociedade, principalmente por desestimular as pessoas a buscarem ajuda por medo de serem rotuladas. A falta de informação reforça atitudes de preconceito e de discriminação.
"Em cooperativas e associações, os catadores se percebem como agentes ambientais, vencendo o estigma que cerca o trabalho com o lixo", a pesquisadora observa. Mas seja em aterros, cooperativas ou associações, a noção de saúde é a mesma. ... O catador só se considera doente quando fica impossibilitado de trabalhar".
Estigma é definido como um atributo negativo ou depreciativo, que torna o sujeito diferente, diminuído ou possuidor de uma desvantagem. Mas o problema vai além: o estigma é também um dos processos sociais que reduzem o acesso à saúde por parte dos indivíduos e grupos afetados.
O catador de material reciclável é um trabalhador urbano que recolhe os resíduos sólidos recicláveis, tais como papelão, alumínio, vidro e outros.