Entre o fim do Verão e o Outono. Use a tesoura de poda para não magoar nem o fruto nem a haste. Deposite com cuidado numa cesta ou caixa, já forrada com palha. Não atire o fruto para evitar danos.
Há poucas variedades de chuchu. As mais conhecidas são: chuchu-branco, pequeno e sem espinhos, de cor verde-clara, o chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais ríjo, e o chuchu-mamute, o maior de todos, espinhoso e tenro quandonovo.
110 dias
Normalmente o ideal é colher o fruto duas semanas após a abertura de sua flor, mas pode ser difícil e trabalhoso monitorar todas as flores. Assim, colha os frutos quando estão bem desenvolvidos e ainda tenros. Quando passa do ponto ideal de colheita o fruto começa a abrir na extremidade.
Nacompra, prefira o chuchu verde ao maduro, pois é mais macio e saboroso. Há duas formas de verificar se o chuchu não está passado: veja a ponta mais estreita, se ela estiver aberta, o chuchu estará duro demais para o consumo, pressione com a unha, se afundar, ele estará bom, caso contrário está velho demais.
Espaldeira. Devem ser feitas covas com 40 cm de largura, 40 cm de com- primento e 40 cm de profundidade. Ao fazer a cova, deve-se separar a terra, colocando a parte de cima para um lado e a de baixo de outro.
Entre as linhas de plantio, os espaçamentos recomendados variam de 2,0 a 3,5 metros, dependendo da utilização ou não de maquinário para tratos culturais. Entre plantas pode-se optar pela distância de 5 m (1 planta entre as estacas ) ou 2,5 m (2 plantas entre as estacas).
Faça sulcos na terra e espalhe as sementes, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato. Seguidamente, borrife água sobre a terra, sem encharcar, mas repetindo o procedimento sempre que a terra estiver seca. O tempo para que as sementes comecem a germinar varia de 15 a 20 dias.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
dois anos
9 meses
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
O plantio da safra normal ocorre em fevereiro, para que a colheita aconteça entre os meses de dezembro a julho (6 meses), e a safrinha do maracujá é entre os meses de agosto e setembro, para obter os frutos de março até julho.
Conhecido como calmante natural, o maracujá ou passiflora geralmente é polinizado por vespas mamangavas. Estas transferem pólen de uma planta para a outra para que o maracujazeiro floresça e dê frutos. Mas é essencial que os polens venham de plantas diferentes (maracujazeiros distintos) para que ocorra a polinização.
Na manhã do dia seguinte, as flores são desensacadas e, com o auxílio de um pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.”
Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As plantas que possuem polinização anemófila geralmente produzem uma enorme quantidade de pólen. Isto ocorre, pois, este tipo de polinização é errante, não dirigida e, dessa maneira, perdem-se muitos grãos de pólen no ambiente.