A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.
A proximidade à Linha do Equador determina o clima na floresta Amazônica: quente e úmido, com poucas variações de temperatura ao longo do ano. ... Isto se dá porque a floresta Amazônica é um ecossistema autossustentável.
O clima da Região Sul do Brasil é predominantemente temperado com influência do clima subtropical no norte da região. ... No Paraná, principalmente no norte, o clima é tropical semiúmido, fazendo com que a maior parte do ano se concentre na estação verão.
No Brasil, o clima equatorial está presente na porção norte, especialmente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso, Amapá e uma pequena parte do extremo noroeste do Maranhão. No mundo, o clima equatorial é encontrado em diversos países ao longo da linha do Equador.
Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão.
Resposta: O clima característico do Pará é o clima equatorial úmido, que possui altas temperaturas e altos índices pluviométricas. No sul do estado encontra-se, em uma menor área o clima tropical, que tem duas estações definidas: uma seca e chuvosa e outra também quente e seca.
No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.
tropical semiúmido
planaltos
Resposta. Explicação: Planícies costeiras. Como a costa brasileira é muito extensa (7.
As serras constituem relevos acidentados, geralmente em forma de cristas (partes altas, seguidas por saliências) e topos aguçados ou em bordas elevadas de planaltos. A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são bons exemplos.