Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Depois de calcular o valor que cada hora deve ter para pagar determinado custo, basta somar o valor de todas as horas e dividir pelas horas totais trabalhadas no projeto. Para saber quanto cada hora/homem deve custar, basta dividir esse valor pelo número de pessoas na sua equipe.
Como fazer a contabilidade de custos
O custo de estrutura engloba todos os custos que uma agência possui. Sendo eles fixos ou variáveis. Essa análise é de extrema relevância para qualquer gestor. Esses custos podem incluir desde pagamentos de contas de energia, aluguel e folhas salariais, até uma compra de uma nova mobília para o espaço de trabalho.
Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. ... São também gastos os salários e encargos com os trabalhadores da empresa, as depreciações dos ativos fixos, os juros pagos em relação a financiamentos obtidos, os impostos, as coimas, entre muitos outros.
Os gastos podem ser definidos como as saídas de recursos financeiros da empresa e podem ser divididos entre custos, gastos, despesas, investimentos e gastos não operacionais. Faz-se necessário uma correta diferenciação dos referidos termos, para que se garanta o bom andamento do negócio.
Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável. Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.