Diferentemente da oftalmoscopia direta, a oftalmoscopia indireta é feita utilizando o oftalmoscópio binocular indireto, o qual permite melhor visualização global da retina, através de uma fonte luminosa mais intensa.
A Fundoscopia direta é um exame clínico para análise do nervo óptico e mácula. O exame é indicado para diagnosticar e acompanhar o glaucoma, outras doenças do nervo óptico e da retina. Obrigatória a presença de acompanhante, pois há dilatação da pupila do paciente.
Figura 1 - Na oftalmoscopia direta (A), o exame é feito pedindo-se para que o paciente fixe um ponto `a sua frente ao longe, e o examinador deve se aproximar com o oftalmoscópio t˜ao perto quanto possıvel da pupila do paciente, procurando ver retina, vasos, disco óptico e mácula, ajustando o foco no bot˜ao lateral do ...
A Biomicroscopia de fundo tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. A Biomicroscopia de fundo é indicada para avaliar e acompanhar diversas doenças oculares.
Conheça alguns dos principais exames oftalmológicos complementares oferecidos pela Oculare Hospital de Oftalmologia.
Contudo, além das diferentes formações profissionais, suas funções se diferem também no grau de avaliação da saúde visual, já que o optometrista é responsável por uma avaliação primária da saúde visual, enquanto o médico oftalmologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto de problemas visuais nos casos de ...
Apesar dos exames de vista serem indispensáveis para um diagnóstico 100% confiável, existem alguns sintomas que podem indicar algum problema antes mesmo de ir ao oftalmologista. São eles: Visão dupla, vista cansada, manchas na visão ou olho vermelho. Formação de “sombras” no olho e não enxergar nitidamente.
Visão central Ela é examinada pelo teste de visão de longe e de perto. Para as categorias A e B da CNH, é exigida uma visão central igual ou superior a 20/40 (equivalente a 50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho, com ou sem lentes corretoras. A mínima deve ser igual ou maior do que 20/25 (80%).
Comumente notamos situações onde por falta de informação ou descuido as pessoas são pegas de surpresa no exame oftalmológico. Isso é um problema, visto que a deficiência visual é uma das causas usuais de reprovação.
Quais profissionais da saúde podem emitir o atestado médico? O atestado pode ser emitido por qualquer médico registrado no Conselho Federal de Medicina, indiferente da especialidade.
É vedado ao médico: “Art. 110 - Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que não corresponda à verdade.”