Fase escura ou química: produção de glicose Nessa fase, a energia contida nos ATP e os hidrogênios dos NADPH2, serão utilizados para a construção de moléculas de glicose.
Esses organismos utilizam a energia solar para converter moléculas simples – CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água) – em moléculas mais complexas, das quais toda a vida no planeta necessita. Além disso, durante o processo, os seres fotossintetizantes, liberam O2 (oxigênio) para o ar que respiramos.
O carbono é um elemento essencial para os seres vivos, uma vez que faz parte da estrutura das moléculas orgânicas. O gás carbônico é utilizado para alguns organismos realizarem a fotossíntese. O gás carbônico é um gás do efeito estufa. ... O efeito estufa é fundamental para o desenvolvimento de vida no planeta.
O mesmo dos seres humanos e de todos os seres vivos aeróbicos, ou seja, gás carbônico. Durante a transpiração, a planta deve manter a temperatura basal, e isto ocorre a partir dos mesmos mecanismos que os seres humanos, liberando o excesso de CO2, principalmente através do processo de respiração aeróbica.
A transpiração vegetal corresponde ao processo de dispensação de água na forma de vapor, cedida ao meio ambiente mediante um sentido unidirecional, ou seja, da ascensão hídrica desde a região radicular em direção às folhas, e dessas para a atmosfera.
Resposta. As plantas são xeromórficas, ou seja, adaptadas à ausência de chuvas- os cactos, por exemplo, armazenam água e desenvolvem espinhos nu lugar das folhas, para reduzir a evapotranspiração( perda de água na fotossíntese).
Resposta: Transpiração é o processo pelo qual a água contida em um corpo é eliminada devido a uma elevação de temperatura externa ou interna que a permita fluir para a superfície do mesmo corpo. Apesar de qualquer corpo contendo água em sua composição estar sujeito à transpiração.
Transpiração vegetal - Cuticular e estomática.
verbo transitivo direto e intransitivo Suar; exalar, secretar ou emitir suor (líquido incolor) pelos poros da pele: transpirei toda a água que bebi; sempre transpirei muito.
Sudorese, também conhecida como transpiração, é uma função corporal normal e saudável, que começa a ocorrer alguns meses após o nascimento. Os seres humanos transpiram para resfriar a temperatura do corpo. ... Conforme suamos, este líquido evapora da pele para reduzir a temperatura do corpo.
O suor frio ou sudorese fria é uma reação natural que é desencadeada para nos proteger de situações perigosas. Portanto, suar frio é comum quando o corpo responde ao medo, dor, choque, falta de ar ou açúcar no sangue.
O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, lesões neurológicas e problemas hormonais. “Pode estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireoide, alterações do sistema nervoso e infecções. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista e/ou um neurologista”, diz a Dra.
A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.
Contudo, existem também algumas doenças como transtornos hormonais, mucovicidose, infecções micobacterianas, diabetes, doença renal crônica que podem alterar a quantidade e a qualidade do suor. Sugiro que vc procure um dermatologista para orientações.
Também não se deve esquecer da hiperidrose, que é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas, de forma generalizada no corpo ou localizada (mãos, axilas, pescoço ou pernas). A hiperidrose acontece a qualquer hora do dia.
A hiperidrose na maioria das vezes tem causas hereditárias, ou seja, mais pessoas da mesma família podem possuir. Porém, também podem haver situações como altas temperaturas e uso de alguns remédios, que podem aumentar a liberação de suor temporariamente, mas isso não quer dizer que a pessoa possua hiperidrose.
Algumas das principais causas de suor noturno incluem:
Alteração metabólica. Consequência do consumo excessivo de álcool ou de doenças como a diabetes, ela eleva ou reduz o nível de glicose no sangue e desencadeia a sudorese. Ocorre principalmente à noite porque é o período em que permanecemos mais tempo em jejum.
A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.
O suor noturno é, muitas vezes, causado pelo corpo tentando regular a sua temperatura por meio da transpiração, já que no Brasil as noites são muito quentes. No entanto, a sudorese noturna também pode indicar alguns distúrbios, como a apneia do sono.
Quais são as soluções para a transpiração noturna?
O suor excessivo na cabeça pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, destaca-se a influência genética, obesidade, diabetes, transtornos emocionais, alterações hormonais e uso de determinados tipos de medicamento.