Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Para se referir a um trabalho de conclusão de curso em seu próprio TCC você deverá utilizar as regras gerais estabelecidas pela ABNT em relação as referências bibliográficas. Nesse caso, é importante mencionar o nome do autor, o nome do TCC, o ano de publicação do documento, a página do trabalho e o tipo de trabalho.
As referências indicam ao leitor que a informação fornecida é baseada em evidências científicas. Ao fazer referência a tais evidências, o autor está indicando ao leitor onde encontrá-las. Só há necessidade de se fazer referência a informações que ainda não são consideradas consagradas.
A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar, indicar. Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.
Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. ... Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação: uma referência bibliográfica de um livro é diferente daquela que se faz para um artigo de revista científica ou uma patente.
Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. ... É a transcrição literal do texto ou de parte dele. Pode ser utilizada de duas formas: citação direta com até três linhas ou citação direta longa (com mais de três linhas).
A referência fundamenta a pesquisa, sendo assim a base de todo o trabalho, permitindo a identificação das informações expostas, assim dando a oportunidade de confirmar a fonte de onde foi extraída, permitindo que o seu uso seja feito sempre que houver a necessidade de pesquisa.
De forma geral, a bibliografia é o conjunto de fontes de pesquisas, de onde o autor retira informações para desenvolver a fundamentação teórica de seu trabalho acadêmico. ... Sendo assim, a bibliografia é o conjunto dessas fontes de pesquisas sobre as quais se desenvolve a discussão do tema do trabalho.
c) Porque ambas enriquecem a produção textual? Elas transmitem uma maior credibilidade e legitimidade, dando ao leitor do texto maior segurança acerca do que é exposto e analisado bem como influencia na informatividade do texto, tornando-o mais rico e informativo.
Citações representam elementos essenciais ao texto científico, uma vez que dão sustentabilidade ao posicionamento defendido pelo autor, com base nas ideias de autores já conhecidos.
Assim podemos concluir que, para aplicar corretamente as normas de um trabalho acadêmico é necessária a padronização. Para isso, há uma convenção dotada no mundo científico. Um exemplo são as citações e as referências que devem seguir as Normas da ABNT.
O diálogo com outros autores torna-se imprescindível, pois na elaboração do texto cientifico serão feitas analises de conjecturas fundamentadas, ou seja, é cogente a existência do diálogo com outros autores pois na preparação do texto cientifico será escrito determinado argumento abordado por outro autor.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
É possível destacar que para desenvolver um texto científico, "o pesquisador precisará estabelecer um diálogo com outros autores, visto que o conhecimento é uma construção que exige a busca pelo que já está produzido. ... texto, e não de uma atitude à revelia do autor, transformando seu texto em uma "colcha de retalhos".
Porque quando nossa graduação e reconhecimento científico não possuem destacado reconhecimento acadêmico ou no campo de pesquisas, precisamos embasar nossas teses em estudos já realizados por autores como tais características, de forma que o texto tenha fluência e interligações entre os assuntos abordados pelos autores ...
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.