A digestão é o processo pelo qual o alimento é reduzido a compostos mais simples e esses são utilizados para o funcionamento do organismo. O sistema digestivo ou digestório humano é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.
A digestão de alimentos em um carnívoro é realizada por enzimas produzidas por glândulas no próprio corpo do animal e toda a absorção de nutrientes é feita principalmente através da parede do intestino delgado. A mandíbula do cão contém incisivos, caninos e dentes molares em ambas as mandíbulas.
Olá! O alimento que começa a ser digerido na boca é o amido. A enzima responsável pela digestão inicial do amido é a ptialina (amilase salivar). produzida pelas glândulas salivares.
As principais enzimas produzidas pelo pâncreas são a amilase, importante na digestão dos carboidratos (alimentos, como pão e batatas), a tripsina, que digere proteína (desde carne, queijo, leite e legumes, como grãos) e a lipase, que digere a gordura.
A função endócrina do pâncreas consiste na produção de hormônios como glucagon e insulina (reguladores do nível de glicose no sangue), além de produzir somatostatina, um hormônio responsável por inibir o pâncreas endócrino.
A unidade morfofuncional do pâncreas exócrino é o ácino seroso. Cada ácino pancreático é formado por células piramidais com núcleos arredondados localizados na base da célula. A parte endócrina, onde são secretados hormônios, é formada pelas ilhotas pancreáticas (Ilhotas de Langerhans).
No pâncreas humano existem entre 1 e 2 milhões de ilhotas de langerhans, com cerca de 0,3 mm de diâmetro organizadas ao redor de pequenos capilares. Nomeadas em homenagem a Paul Langerhans, o cientista alemão que as descobriu em 1869, essas células se dispõem em aglomerados (clusters) no pâncreas.
Pâncreas – Glândula com funções endócrina e exócrina, o pâncreas é constituído por células chamadas de ilhotas de Langerhans, nas quais encontramos dois tipos de células: as células beta, que produzem o hormônio insulina; e as células alfa, que produzem o hormônio glucagon.