Obtemos do petróleo alguns produtos importantes para a nossa indústria tais como: a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o asfalto, etc. que a presentam pontos de ebulição diferentes.
Principais produtos
O petróleo vem de reservas petrolíferas do subsolo, em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar. O petróleo é uma substância oleosa e inflamável, que apresenta uma coloração que varia desde o castanho-claro até o preto e é composta por hidrocarbonetos.
O petróleo é extraído do subsolo, uma vez que sua origem está relacionada a formação de bacias sedimentares em mares e oceanos onde substâncias orgânicas se acumularam em condições específicas de temperatura e pressão ao longo de milhões de ano.
É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores. O resultado desta quebra de cadeias carbônicas são moléculas leves (3 a 12 átomos de carbono).
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. ... A principal diferença entre essas frações está na quantidade de átomos de carbono nas moléculas de seus constituintes. Quanto maior for esse número, mais pesada será a fração.
A petroquímica é a área da química relacionada aos derivados de petróleo e sua utilização na indústria. É uma área muito importante, já que trata de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente. ... Geralmente, é no formato liquido que o petróleo é encontrado e que serve a toda a indústria.
As especialidades da química fina podem ser monodrogas ou misturas físicas sofisticadas, sempre se caracterizando pelo elevado conteúdo tecnológico incorporado e por se destinar a atender mercado final de produtos com grande valor unitário.
A Química Fina é o ramo da química que lida com produtos que requerem alto grau de pureza, isentos de contaminações, que normalmente são utilizados para fabricação de fármacos, medicamentos e vacinas, pesticidas e defensivos agrícolas, cosméticos, excipientes e intermediários químicos, aditivos, catalisadores e ...
Os intermediários químicos de síntese são produtos fabricados através de sínteses químicas, normalmente a partir da petroquímica básica ou, mais modernamente, via processos biotecnológicos. São produzidos a partir de matérias-primas da química orgânica básica, seja de origem petroquímica, seja da biomassa.
Significado de Intermediário substantivo masculino Pessoa que interfere na venda de um produto, ficando entre o vendedor e o comprador: o corretor é um tipo de intermediário. Quem interfere; quem tenta obter alguma coisa para alguém.