Significado de Unitarismo substantivo masculino Doutrina ou sistema dos unitários, em política ou em religião.
O Unitário-Universalismo (ou UUismo) é uma religião liberal que surgiu nos EUA, na década de 1960, após a união de unitaristas e universalistas. Seus membros "buscam livre e responsavelmente a verdade e a compreensão".
O Universalismo Político ou Cosmopolitanismo Kant desenvolveu-o inspirado pelo breve período de paz que sucedeu ao Tratado de Basel, entre a Prússia e a França, assinado em 1785.
Corrente de pensamento - criada no período da Revolução Francesa (1789) - que trazia consigo a ideia de que o mundo é multicultural, ou seja, formado por várias culturas.
O multiculturalismo também pode ser universalista, ou seja, permitir a propagação e convívio de diferentes idéias, desde que esteja estabelecido um denominador mínimo, comum entre as partes para o início do diálogo (valores universais). Esse mínimo a ser respeitado são os direitos humanos.
Há uma pluralidade de culturas no mundo e estas culturas produzem seus próprios valores. Com isso os relativistas, afirmam que o universalismo dos direitos humanos, encobre um caráter estratégico e simboliza o imperialismo ocidental, tentando globalizar suas crenças sem consideram as diversas culturas.
A concepção relativista dos Direitos Humanos defende que não deve ocorrer a imposição de valores, na medida em que as idéias sobre o direito surgem em um dado momento histórico, e de acordo com a cultura de cada sociedade, não existindo um conceito universal sobre o direito.
A autonomia está ligada ao desenvolvimento da consciência moral dos indivíduos, possibilitando que estes tomem decisões, façam escolhas e busquem objetivos, tendo como base valores e limites ensinados ou natos do seio familiar.
É a capacidade de um indivíduo racional (não necessariamente um organismo vivo) de tomar uma decisão não forçada baseada nas informações disponíveis. Na filosofia ligada à moral e à política, a autonomia é usada como base para se determinar a responsabilidade moral da ação de alguém (ver teoria desenvolvida por Kant).
E para conseguir a autonomia temos de desenvolver ao máximo as habilidades pessoais. A principal habilidade pessoal a ser desenvolvida é o auto-conhecimento: conhecer e aceitar os nossos pontos fortes e fracos e para isso é necessário construir a nossa identidade.
Autonomia emocional é algo bem parecido com esse caminho que você já fez, mas, claro, relacionado aos seus sentimentos. É você dar conta das suas emoções por conta própria, independentemente do que o outro faça, diga ou pense. ... Você é quem decide que é assim que vai se sentir ou que vai reagir ao que o outro lhe fez.
Como alcançar a nossa autonomia emocional Mantenha uma atitude positiva perante a vida e faça dela uma viagem muito especial. Uma viagem para dentro de nós mesmos para nos conscientizarmos de todos os nossos aspectos, sejam positivos ou negativos. “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro, desperta.”৪ ফেব, ২০১৭