O transporte por dutos e tubulações é um tipo de transporte pelo qual o produto, geralmente líquido ou gasoso, desloca de um determino local para outro por meio de tubulações.
Dutovia é a designação genérica de uma instalação constituída por tubos ligados entre si para o transporte de determinados produtos. Pode ser definida ainda como uma tubulação destinada a conduzir a grandes distâncias produtos ou materiais.
Vantagens e desvantagens das dutovias
Uma desvantagem clara é que os dutos não são tão flexíveis (quanto à rota de distribuição) e são limitados quanto às mercadorias que podem transportar: somente produtos na forma de gás, líquido ou mistura semifluida.
O transporte por dutos usa um sistema de tubos ou cilindros, antecipadamente arranjados, onde forma uma fileira chamada de dutovia ou acesso que move produtos de um ponto a outro. A condução de cargas acontece no interior dessa fila e a circulação se dá por pressão ou arraste por um componente condutor.
Significado de Modal adjetivo Relativo a modo, modalidade, maneira própria de fazer alguma coisa. ... substantivo masculino [Popular] Tipo de transporte ou modo como algo ou alguém é transportado: a bicicleta é um modal que deveria ser mais usado. expressão Modal Rodoviário. Transporte feito por rodovias, estradas.
O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e “empurra” o fluido para o ponto de menor pressão. ... Ao longo do gasoduto, estações de compressão ajudam a recuperar a pressão perdida pelo caminho.
Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. ... A Bolívia é um dos grandes produtores de gás natural mundial, transportado para o Brasil através do Gasoduto Bolívia-Brasil.
Os oleodutos e gasodutos funcionam como verdadeiras artérias no interior da Terra e, através de extensas tubulações de aço e plástico, transportam gás e petróleo por todo o planeta. ... As fontes de gás, menos concentradas que as de petróleo, estão distribuídas pelo mundo inteiro.
MODALIDADES DE TRANSPORTE. O transporte do gás natural de suas jazidas até as áreas de consumo realiza-se através de tubos de aço subterrâneos chamados de gasodutos de transporte. ... Dentro do Rio Grande do Sul, existem pontos de entrega do gás transportado pelo gasoduto.
A obtenção do gás natural liquefeito se dá através da purificação do gás natural, em que a matéria-prima (gás natural) é submetida a uma temperatura de -162 °C, tendo seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. Durante esse processo, ocorre a condensação, ou seja, a passagem do estado gasoso para o líquido.
163 graus Celsius
Os Gases Liquefeitos de Petróleo (GLP) são compostos orgânicos chamados de hidrocarbonetos, constituídos de Carbono e Hidrogênio. Na composição do GLP, entram hidrocarbonetos dos quais os principais são: butano, propano, isobutano, propeno e buteno.
Gases Liquefeitos de Petróleo são compostos orgânicos chamados hidrocarbonetos, constituídos de carbono e hidrogênio, que são produzidos durante o processamento do petróleo ou gás natural. A composição do GLP contém hidrocarbonetos dos quais os principais são: butano, propano, isobutano, propeno e buteno.
O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.
C4H10
A nomenclatura do butano é feita da seguinte forma: BUT + AN+ O. O prefixo é determinado de acordo com a quantidade de carbonos. No caso do gás, que possui 4 carbonos, o prefixo é o "BUT".
Dentro do botijão, o GLP encontra-se parte no estado líquido e parte no estado gasoso. Portanto, essa “sensação de água” nada mais é do que o GLP no estado líquido, que fica sempre na parte inferior do botijão.
Condições do vasilhame: as condições dos botijões adulterados não costumam ser nada boas. Normalmente eles se encontram amassados, com ferrugem, roscas com problema, a pintura em péssimas condições, entre outros problemas.
Para controlar a quantidade de gás dentro de um botijão existe um truque muito simples: ferver água e jogar em cima do botijão. O nível de gás coincidirá com a parte onde a parede estará fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes do mesmo.
5) Qual a pressão máxima interna em que o GLP se encontra nos botijões (todos os tipos)? Considerando o botijão cheio, as condições climáticas e a composição do GLP, a pressão normalmente varia entre 3 a 10 kg/cm².
Sabemos que um botijão P13 tem 13 quilos, um P45 tem 45 quilos, e assim em diante.
Resposta. Num botijão de 13 kg, 5,4 m3, aproximadamente.
A quarta colocação cabe aos botijões de gás de cozinha. Segundo Zacarias, o peso de um botijão cheio deve girar em torno de 27 Kg. Caso o peso seja inferior a isso, é bom o consumidor desconfiar porque o gás poderá estar abaixo dos 13 Kg previstos em lei.