Já os recursos patrimoniais são entendidos como bens da empresa, como os prédios, equipamentos, máquinas, instalações e veículos. ... Daí a importância de fazer vistorias e inventários dos ativos da empresa, de modo a entender quando deve ser feita a manutenção e o tempo de uso desses equipamentos.
Recursos materiais: são os recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, matérias-primas etc. ... Natureza: representa os meios que proporcionam matéria-prima, máquinas e equipamentos.
E assim, pode-se definir o gerenciamento de recursos materiais em saúde como o conjunto de práticas que assegurem materiais em quantidade e qualidade de modo a que os profissionais possam desenvolver seu trabalho sem correr riscos e sem colocar em risco os usuários dos serviços.
Na previsão, por exemplo, a estimativa do material a ser comprado depende do consumo mensal das unidades, ou seja, da soma das “cotas” de todas as unidades, cujos valores são calculados com base na média aritmética do consumo, podendo ser estimada por uma expressão matemática, proposta por Castilho e Gonçalves (2010*).
Bens que, em razão de sua natureza e sob condições normais de utilização, têm duração superior a dois anos. Exemplos: mesas, máquinas, tapeçaria, equipamentos de laboratório, ferramentas, veículos, semoventes, dentre outros.
As funções do enfermeiro no gerenciamento de recursos materiais são: previsão, provisão, organização e controle. ... Utilizam recursos materiais, cabendo historicamente a eles a responsabilidade pela previsão, provisão, organização e controle desses materiais em suas unidades de trabalho.
Previsões são projeções, ou seja, uma estimativa futura do que pode ou não ocorrer. Provisões são despesas incorridas, mas que nem sempre já terão tido o correspondente desembolso efetivo.