Reflexo é definido como a resposta automática e involuntária que faz um ser vivo, na presença de um estímulo específico. Resposta reflexa geralmente envolve um movimento, mas pode também consistir em ativar uma secreção da glândula.
Os sinais de que seu filho está tendo uma crise, portanto, são: quedas seguidas de contrações musculares fortes e rítmicas; convulsão; transpiração excessiva com movimentos anormais e involuntários e alterações na boca. É importante ressaltar que embora a criança pareça sentir dor, ela não está, pois está desacordada.
Causas de Epilepsia e Convulsões Na criança, as causas mais comuns são fatores ou doenças genéticas, problemas de oxigenação cerebral ocorridos durante a gestação ou parto, malformações cerebrais, infecções / meningites, e por último as tão conhecidas convulsões febris (decorrentes de febre alta em crianças menores).
As convulsões no período neonatal (período antes dos 30 dias de vida) podem ter várias causas: injúria hipoxico-isquêmica (falta de oxigenação no cérebro), hipoglicemia, hiponatremia, infecção, fazer parte de uma síndrome epiléptica... ou seja, são muitas possibilidades etiológicas (muitas causas).
O sintoma principal é um ataque ou convulsões que duram menos de 5 minutos, enquanto a temperatura da criança chega aos 38 graus centígrados ou mais alta. A criança pode perder a consciência e revirar os olhos para trás, enquanto os braços e as pernas enrijecem e se contorcem (convulsões).
As convulsões febris são diagnosticadas em crianças com < 6 anos de idade com temperatura corporal > 38° C e sem nenhuma convulsão afebril anterior quando nenhuma causa pode ser identificada e não existe nenhum problema neurológico ou de desenvolvimento subjacente.