Laboratório é uma sala ou espaço físico devidamente equipado com instrumentos próprios para a realização de experimentos e pesquisas científicas diversas, dependendo do ramo da ciência para o qual foi planejado.
A seguir, veja o que é necessário para montar um laboratório de ciências na sua escola.
Além dos materiais necessários para a condução dos experimentos, todo laboratório deve ser equipado com itens de segurança individual e coletiva. Os mais importantes são: chuveiro de emergência, extintores, lava-olhos, luz de emergência, placas de sinalização, luvas, óculos de proteção, e muitos outros.
Aprendizagem mais dinâmica e investigativa que estimula competências e habilidades cognitivas e motoras dos estudantes. Nessa perspectiva, é fundamental o papel mediador do professor, a fim de orientar os alunos em suas observações, análises e conclusões. ...
Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.
Mas a segurança depende principalmente de práticas pessoais, como cabelos presos, unhas curtas, sem esmalte para laboratórios internos de fábrica, não usar anéis correntes, pulseiras, entre outras. ...
Boas Práticas de Laboratório - BPL - é um sistema da qualidade que abrange o processo organizacional e as condições nas quais estudos não-clínicos relacionados à saúde e à segurança ao meio ambiente são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados.
lugar especialmente apetrechado para a realização de experiências, trabalhos ou investigações de determinadas áreas científicas (física, química, farmácia, etc.) ou para a aplicação prática de conhecimentos científicos ao nível de análises, exames, testes, preparação de medicamentos, etc.
Riscos físicos São exemplos: pressões anormais, ruídos, temperaturas extremas de frio e calor, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibrações e umidade.
Em face disto, é de ex- trema importância a realização do controle de qualidade nos laboratórios clínicos, visto que aumenta a segurança, credibilidade, favorece a obtenção de dados corretos e confiáveis, evita erros e repetições de trabalho, facilita a rastreabilidade dos dados e ainda facilita a organização e a ...
Os resultados obtidos no diagnóstico apontam que os laboratórios não geram impactos considerados como críticos, porém existem impactos moderados os quais em sua maioria estão relacionados aspectos ambientais decorrentes do consumo de energia, consumo de água, e geração de resíduos biológicos.
Controle de qualidade é um conjunto de obrigações como normas e padronizações de produção. ... Além disso, aliado ao -mapeamento de processos- é possível identificar onde estão os gargalos de sua produção, e atuar para corrigí-los.
Controle Externo da Qualidade (CEQ): conforme definição da norma RDC nº 302/2005, CEQ é a “atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais”.
Controle interno é aquele realizado pelo próprio órgão no controle de seus bens, patrimônio, orçamento e etc.. Já o controle externo são aqueles realizados por outro Poder, como por exemplo: o controle externo realizado pelos Tribunais de Contas ou mesmo os realizados pelo Poder Legislativo.
Um laboratório que se preocupa com a qualidade em cada processo, buscando como auxílio o Controle Externo da Qualidade do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ) para avaliar e comparar seus serviços com outros laboratórios, garante maior precisão e conformidade nos resultados.
Para poder almejar a este objetivo, o programa é planejado utilizando-se um artifício chamado “amostra controle”, consistindo de um material de composição humana, com características estáveis e reprodutivas de valores analisados na rotina do laboratório, podendo ser empregado no controle diário do programa de acordo ...
Gestão da Qualidade em laboratórios de análises clínicas: entenda...
Finalidade: O Soro Controle Normal destina-se ao uso em controle de qualidade interno de laboratórios clínicos, sendo adequado para avaliar exatidão, precisão e os desvios de calibração dos equipamentos utilizados nas dosagens quantitativas em química clinica.
O Sistema de Gestão da Qualidade serve para verificar todos os processos da empresa e como eles podem interferir na melhora da qualidade dos produtos ou serviços com foco no cliente. Várias empresas no mundo usam o SGQ para implantar novos processos, bem como gerenciar e checar a sua qualidade.
Juntamente com a nova versão da ISO 9001:2015, vieram várias alterações para as organizações que possuem ou pretendem implantar essa certificação, algumas dessas alterações foram: a saída do manual da qualidade, saída da ação preventiva, gestão de riscos e, uma das mudanças muito significativas, foram nos Princípios da ...
Primeiro: O processo de estabelecer os objetivos da qualidade