EQST

O Que O Iluminismo Criticava No Absolutismo?

O que o Iluminismo criticava no absolutismo?

A nova mentalidade burguesa, expressa pelos princípios iluministas, chocava-se com o Antigo Regime. Assim, o Iluminismo combatia: o absolutismo monárquico: porque protegia a nobreza e mantinha seus privilégios. ... a autonomia intelectual: defendia pelo individualismo e pelo racionalismo burguês.

O que os iluministas criticavam no campo da religião?

Resposta. os iluministas criticavam pois não aceitavam o poder absoluto do rei,onde era permitido a exploração de trabalhadores e etc.. A igreja católica era criticada pois havia uma hierarquia entre clero, bispos.... e trabalhadores... ambos exploravam os trabalhadores...

Quais os principais motivos que levaram a burguesia a apoiar e financiar o Iluminismo?

A burguesia apoiou o iluminismo pois era uma teoria que os beneficiava, retirando poder da Igreja Católica e também responsável pela limitação do poder do monarca.

Quais fatores foram determinantes para a ascensão da burguesia?

Os fatores era: o "mercantilismo" que iniciou-se com a utilização da pólvora, bússola, astrolábio, e navios mais grandes e fortes. As "manufaturas" que emergiam do fortalecimento das organizações dos artesãos. Sendo estas manufaturas os embriões das futuras fabricas.

Por que podemos considerar o Iluminismo como um movimento da burguesia?

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

Qual é a origem da burguesia?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.

Quais eram os interesses da burguesia e dos trabalhadores?

A burguesia estava interessada na centralização do poder nas mãos do rei e com o crescimento do comércio, mais lucros vinham, o lucro era um de seus interesses.

Quais eram os interesses da burguesia durante a Revolução Francesa?

Descontentes com o governo e influenciados pelos ideais iluministas, diversos setores do Terceiro Estado passaram a reivindicar igualdade de todos perante a lei. A burguesia defendia a reestruturação do Estado favorecendo o desenvolvimento do capitalismo o que significava combater o Absolutismo (COTRIM, 2010).

Quais os interesses do rei?

Resposta. O interesse do rei era a economia, nas expedições marítimas o objetivo era encontrar metais preciosos e colonizar aquela terra.

Quais eram os interesses dos colonizadores no Brasil?

Assim, os colonizadores vieram em busca de metais preciosos como ouro e prata. Passaram também a explorar o pau-brasil que possuía uma madeira boa para a construção de navios, além de ajudar com a tinta ( presente na arvore ) para pintar os tecidos.