Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... Esse processo construiu um mundo novo, ecumênico e integrado na Antiguidade que recebeu o nome de Helenismo ou Período Helenístico.
O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval. Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi neste período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes.
Alexandre Magno, que passou a ser conhecido como Alexandre, o Grande, foi o principal responsável pela cultura helenística que marcou o período. Além de manter os domínios já conquistados pelo pai, rumou em direção ao oriente conquistando novas terras e fazendo do seu império um império extenso.
O Período Helenístico (ou Helenismo) foi uma época da história compreendida entre os séculos III e II a.C. no qual os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico.
Ao longo da história da Geometria, que se constituiu como ciência organizada na Grécia Antiga, destacaram-se geômetras como Arquimedes, Descartes, Tales de Mileto, Euclides (considerado o pai da Geometria), entre outros.
As Escolas do Helenismo Uma vez que, foram fundadas após a morte de Sócrates, famigerado filósofo ateniense que foi condenado à morte e um sujeito que ganhou bastante notoriedade com suas investigações acerca da vida.
Resposta. A arte helenística era distinguida pelo realismo, a representação dos homens, da dor e da violência que tanto caracterizou a época. O movimento dos corpos e as expressões teatrais ganharam destaque. A filosofia e as ciências também sofreram influências da cultura.
A. Explicação: As principais escolas filosóficas do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo .
Algo ou alguém caracterizado pela rispidez; que permanece fiel aos seus princípios. Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento. Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça.
- A virtude como caminho principal para uma vida feliz. - Relação entre felicidade e vida em harmonia com a natureza. - Autocontrole como forma de superar os sentimentos e pensamentos destrutivos (desarmônicos). - Negação e desprezo aos prazeres (hedonismo).
A seguir, você poderá conferir 4 pilares do estoicismo para você aplicar ainda hoje na sua vida.
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...
A principal diferença entre o cinismo e o epicurismo era que os epicuristas defendiam a moderação como um dos princípios da ética, enquanto que os cínicos defendiam o prazer puro como único fundamento da ética.
Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais. Apesar de críticas ao estilo de vida desses filósofos, seu comportamento tinha motivação filosófica.