Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.
Os chás para 'limpar' o útero que ajudam no período pós-parto
1. Chá verde: os chás verde e matcha são fontes do polifenol anti-inflamatório EGCG, que pode reduzir a inflamação e os sintomas causados por ela. 2. Curcuma: a curcumina, o ingrediente ativo da curcuma, pode aliviar a inflamação e a dor.
Remédios indicados: No caso de corrimento amarelado, o ginecologista pode recomendar o uso de:
Como evitá-lo? A higiene íntima não precisa ser alterada durante o período menstrual. No entanto, é preciso trocar os absorventes internos ou externos com frequência, pois se o tempo de troca não for respeitado, o sangue se acumulará no absorvente, podendo ocasionar mau cheiro.