Resposta: Alavancas do terceiro gênero ou interpotentes - Ordem: OPR, ou seja, possuem o ponto de apoio em um dos extremos da barra. Localizado próximo ao ponto de apoio está a força potente, e mais distante está a força de resistência. Exemplos: pinça, vara de pescar, segurar uma bola na mão com o braço mantido a 90°.
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”. Essa foi a frase dita por Arquimedes para descrever a função de uma alavanca.
A alavanca é considerada interpotente quando a força potente aplicada está entre a aplicação da força resistente e o ponto de apoio. Ou seja, a aplicação da força está no meio. Logo, a pinça é considerada uma alavanca interpotente.
Olá! Alavancas interfixas - é quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R). ... Alavancas inter-resistente - é quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).
Dizemos que uma alavanca é do tipo interfixa quando o ponto fixo ocupa um lugar qualquer entre a força potente e a força resistente, como mostra a figura abaixo. Uma alavanca é considerada como sendo do tipo interpotente quando a força potente está localizada em algum lugar entre a força resistente e o ponto fixo.
Grampeador = Alavanca interpotente.
As alavancas podem ser divididas em três classes: interfixas, inter-resistentes e as interpotentes. A alavanca inter-resistente é quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A). Exemplos: quebra-nozes e carrinho de mão.
Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação.
Metros de Newton em Quilograma-força metros