O valor máximo da corrente que um galvanômetro pode medir é chamado de corrente de fundo de escala (IFE) e corresponde à deflexão máxima da agulha sobre a escala (daí o nome).
De modo geral, considera-se sua resistência interna infinita. É conveniente salientar que a escala de medição de tensão ou corrente do multímetro não deve ser menor do que a grandeza a ser medida, pois isso acarretará em danos ao galvanômetro do aparelho.
Coloque a chave na escala ACV mais próxima acima da tensão a ser medida, no caso esperamos encontrar em torno de 220 volts, então escolha na seção ACV a primeira escala superior a 220 volts, em nosso exemplo a primeira escala superior é 250 volts.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
Ler um voltímetro analógico. Encontre a escala da tensão no mostrador da agulha. Escolha uma que coincida com o ajuste escolhido no botão do voltímetro. Se não houver uma correspondência exata, leia a partir de uma escala que seja um múltiplo fácil do ajuste.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Medindo resistência com um multímetro analógico. Escolha o objeto cuja resistência você deseja medir. Para obter a medida mais precisa possível, teste a resistência de um componente individualmente. Para isso, basta removê-lo do circuito ou testá-lo antes de instalá-lo.
O teste de continuidade elétrica tem como objetivo analisar, verificar e encontrar valores de medição normalizados e apontar problemas como casos de conexões fora dos padrões, indicando a correção necessária para que o sistema opere de forma eficiente, segura e de acordo com as normas técnicas.
Ligue o fio verde com o preto, para que a fonte ligue, no momento que você coloque ela na tomada. Depois de se assegurar que o clips ou o fio está fazendo contato entre os polos, basta ligar a fonte na tomada.
Ligue o motor a cerca de 1.