EQST

O Que O Cloranfenicol?

O que é o cloranfenicol?

Cloranfenicol é um antibiótico utilizado para o tratamento de diversas infecções bacterianas, como as causada pelos micro-organismos Haemophilus influenzae, Salmonella tiphi e Bacteroides fragilis.

Qual a ação direta do cloranfenicol?

O cloranfenicol é um antibiótico de largo espectro, sendo eficaz contra bactérias gram‐negativas, gram‐positivas e riquétsias. Seu efeito é inibir a síntese de substâncias pelos ribossomos.

Qual organela é afetada pelo cloranfenicol?

mitocôndria

Como atua o cloranfenicol?

O cloranfenicol foi isolado de culturas de Streptomyces venezuelae em 1947, o cloranfenicol atualmente é produzido sinteticamente. Age, principalmente, como bacteriostático, interferindo na síntese proteica bacteriana.

Como o cloranfenicol inibe a síntese proteica?

O cloranfenicol se liga à subunidade 50S do ribossomo, inibindo a síntese protéica da bactéria, tendo, assim, ação bacteriostática. Porém, pode ser bactericida contra algumas espécies como S.

Porque os antibióticos não inibem a síntese proteica em humanos mas inibem nas bactérias?

MECANISMO DE AÇÃO Elas inibem a topoisomerase II, uma DNA-girase, impedindo o enrolamento das fitas de DNA para formar a dupla-hélice da bactéria. Com a inibição da duplicação e da transcrição do DNA nãosíntese proteica. Portanto, têm efeito bactericida.

Como os antibióticos inibem a síntese proteica?

Os principais pontos de ação dos antibióticos são a inibição da síntese do peptideoglicano da parece celular bacteriana, lesão da membrana citoplasmática e interferência na síntese de ácido nucléico e proteínas.

O que é síntese proteica bacteriana?

A síntese das proteínas é o processo por meio do qual as células biológicas geram novas proteínas; é um fenómeno rápido e muito complexo que ocorre em quase todos os organismos, e que se desenvolve no interior das células. Este processo tem três fases: transcrição, Ativação e a tradução.

Onde ocorre a síntese proteica das bactérias?

A síntese proteica nada mais é do que um mecanismo de produção de proteínas determinada de acordo com o DNA. Ela acontece em duas fases distintas e complementares: a transcrição e a tradução. Esse processo de síntese das proteínas ocorre no citoplasma das células, e envolve, ainda, o ácido ribonucleico (RNA).

O que ocorre na síntese de proteínas?

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

Quando ocorre a síntese proteica?

A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.

O que significa transcrição e tradução na síntese proteica?

A transcrição é o nome que se dá à formação de RNA a partir de uma fita de DNA, havendo a “cópia” das informações contidas no DNA para o RNA. Esse processo é de extrema importância, pois as informações transcritas para a molécula de RNA são traduzidas na formação de proteínas.

Qual o macronutriente responsável pela síntese de proteínas?

Enxofre.

São responsáveis pela produção de energia?

As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia para todas as atividades celulares.

Quais organelas das células eucariontes produzem energia?

mitocôndrias

Como se chama a produção de energia na célula?

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

Quais são as formas de produção de energia no organismo?

A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.

Quais os processos que geram energia?

Existem diversos processos que geram energia elétrica por meio da biomassa, como combustão direta, fermentação, gaseificação, entre outros. É uma fonte de energia pouco poluente, e seus recursos são renováveis.