CID10 - I64 - Acidente Vascular Cerebral, Não Especificado Como Hemorrágico ou Isquêmico.
CID 10 G45 Acidentes vasculares cerebrais isquêmicos transitórios e síndromes correlatas – Doenças CID-10.
CID10 - I69
Definição: Transtorno mental orgânico adquirido, com perda das habilidades intelectuais de severidade suficiente para interferir com o funcionamento social ou ocupacional.
Causas da demência que podem ser reversíveis Isto é denominado pugilistica da demência. Tumores e cancros de cérebro que incluem Meningiomas, gliomas, metástases do cérebro e linfomas. Infecções do cérebro tais como a meningite e a encefalite. Líquido excessivo no cérebro (hidrocefalia normal da pressão).
Embora muito enfermos, esses pacientes representam parcela significante dos portadores de demência, em qualquer país. No período de 18 meses, a mortalidade atingiu 54,8%. A sobrevida média foi de 1,3 ano.
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
Estágio 7: Declínio Cognitivo Muito Severo (Doença de Alzheimer Severa ou Avançada): É o estágio final dessa doença, os indivíduos perdem a capacidade de responder ao meio ambiente, não conseguem manter uma conversa e, por fim, perdem o controle dos movimentos.
Sendo uma doença neuro degenerativa, ela mata as células do cérebro e com os passar dos anos e décadas afeta os sistemas neuronais responsáveis pelos reflexos naturais que nos mantêm vivos, tais como engolir, tossir e respirar. Tais dificuldades levam a problemas respiratórios e cardíacos, assim como a morte.
O que é a Demência em fase terminal?
Teoricamente essa fase dura de 2 a 4 anos. O começo das alterações é lento, e o paciente, especialmente os de bom nível intelectual e social, adaptam-se a determinadas limitações com alguma facilidade, fazendo que não se percebam ou não se valorizem demais determinadas alterações.
Tanto quanto se sabe, as alterações cerebrais que ocorrem na Doença de Alzheimer e noutras formas de Demência não provocam dor. No entanto, as pessoas com Demência apresentam um risco maior de sentir dor por serem mais propensas a situações que podem causar dor, tais como quedas, acidentes e lesões.
Para entender mais sobre a doença, conheça a seguir quatro sinais que indicam a necessidade de internação do paciente e saiba como é realizado o tratamento.
Para diminuir a agitação
Algumas pessoas com Demência perante um pequeno contratempo ou crítica apresentam uma reação exagerada. Isso pode levá-las a gritar, fazer acusações injustas, ficarem muito agitadas ou teimosas, chorarem ou rirem-se de forma descontrolada e inapropriada.
Dois estudos abertos demonstraram eficácia da quetiapina para o controle de sintomas psicóticos e comportamentais em pacientes com demência.
Dicas práticas para dar os medicamentos
O que fazer quando o idoso está agressivo
6 técnicas para dar comprimido para um idoso
Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.