As Mandrilhadoras são maquinas especiais que permitem a adaptação de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessórios apropriados, a Mandrilhadoras, alem do mandrilhamento, pode ser utilizada para fura, fresar, rosquear etc., tornado-se, nesses caso, uma maquina universal.
Opera, regula, ajusta, confere e controla máquinas mandrilhadoras. Realiza usinagem de peças não seriadas de médio porte e alta precisão, além da leitura e interpretação de desenho e dados de corte para diversos materiais e instrumentos de medição.
Dependendo do trabalho, o mandrilamento, também conhecido como mandrilagem mandrilagem ou broqueamento broqueamento broqueamento, pode ser cilíndrico, cônico, radial ou esférico.
A mandrilagem é um trabalho de acabamento fino (tolerância H7). Tipos de mandris de acordo com a operação: Mandril manual – É utilizado em situações muito restritas, situações já na fase de montagem de um ou outro furo que necessita de ser passado com o mandril por este se encontrar “apertado” demais para o efeito.
Entre suas principais aplicações, as mandriladoras costumam ser usadas para aumentar o diâmetro e garantir as tolerâncias dimensionais de cilindros, e são classificadas como floor e bed types. No Brasil, podem ser fornecidas por fabricantes locais e importadores, que trabalham com modelos convencionais e CNC.
Salários de Mandrilhador