Os métodos de abordagem proporcionam as bases lógicas da investigação são vinculados a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade. São eles: método dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético.
O método dedutivo, raciocínio dedutivo ou dedução é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar. É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final.
Os métodos de procedimento constituem etapas mais concretas da pesquisa, explicando objetos menos abstratos. Relacionam-se, portanto, especificamente com as fases da pesquisa e não com o plano geral dela.
O método de abordagem tem uma finalidade mais ampla, aplicando-se ao objetivo geral do trabalho. Então, se as pesquisa têm apenas um método de abordagem. Afinal, elas só têm um objetivo geral. O método de procedimento, por outro lado, tem uma finalidade mais restrita, aplicando-se aos objetivos específicos do trabalho.
Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com essas ferramentas de pesquisa, uma análise é geralmente realizada usando métodos estatísticos.
O ato de pesquisar tem o objetivo de querer saber, de desejar conhecer o funcionamento das coisas para a partir desse conhecimento fazer uso dos conhecimentos produzidos. ... É importante ressaltar que o ato de pesquisar é uma atividade básica da ciência. É por meio dessa atividade científica que se descobre a realidade.
Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos: