Benefícios oferecidos pela empresa como assistência médica, odontológica, vale-alimentação e previdência privada podem ser descontados, mas exigem autorização expressa dos empregados. Se o empregado optar pelo vale-transporte, o desconto é limitado a 6% do salário básico.
Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o adiantamento salarial não é tratado de forma específica. Tudo o que a lei diz a respeito é: Art. ... Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou convenção coletiva.
O cálculo do desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte, será efetuado por ocasião de cada pagamento. ... Portanto, no caso de pagamento de salário e do adiantamento salarial dentro do próprio mês, o desconto será efetuado sobre o total dos rendimentos pagos no mês, ou seja somente no pagamento do salário.
Como funciona o adiantamento salarial? O adiantamento salarial nada mais é que o pagamento de uma parcela do salário ao colaborador antes da data de recebimento usual. O valor antecipado é descontado na folha de pagamento de acordo com o regime de cada organização.
Então respondendo ao seu questionamento, você não sofre o desconto em duplicidade, na verdade o desconto é complementar, além disso, cabe esclarecer que o desconto ocorre em ambos os pagamentos pois neste caso, tanto o adiantamento como o pagamento de salário são superiores a R$ 1.
(1) Valor do adiantamento = Salário Bruto X 40% ==> Valor do adiantamento = R$ 4.
Para a correta contabilização do Adiantamento, a mesma deve ser calculada como Folha: "Adiantamento", pois o sistema utiliza o VDB de Líquido do Adiantamento Quinzenal para a sua contabilização. Esta regra usa o VDB Líquido de Adiantamento Quinzenal.
40%
Adiantamento de Salário Quando você recebe dois holerites, o primeiro deles vem apenas descrito o adiantamento salarial – que é a primeira metade do salário que vem no meio do mês. O segundo vem mais completo, com os valores todos descritos e com o adiantamento contando como um “desconto” já que ele já foi pago.
Indicar se o valor apurado no campo “diferença no período”, se tratar de pagamento(P) ou reposição (R). Indicar o resultado da diferença mensal, dividido por 30 e multiplicado pelo total de dias substituídos.
Quando isso não acontece, a empresa deve um valor adicional, que é calculado da seguinte maneira: a soma das horas normais do mês é dividida pelo número de dias úteis (incluindo sábado); este valor é multiplicado pelo número de domingos e feriados; o resultado é multiplicado pelo valor da hora normal.
Entenda o seu holerite
O que é demonstrativo de pagamento? É um documento que indica o salário bruto e dados do trabalhador. É composto também por acréscimos, como é o caso das horas extras. Além de deduções, como adiantamentos, convênio médico, imposto de renda, INSS, vale alimentação, transporte e previdência privada.
Trata-se do valor correspondente a um dia de salário (3,33% do valor do salário bruto), que é entregue ao sindicato da categoria ao qual o profissional está vinculado.
Nas empresas, a folha é constituída pela soma de todos os registros financeiros de um funcionário: salários, vencimentos, descontos e bônus. Nesse cálculo, devem entrar itens como as horas extras, os descontos de benefícios - vale-transporte e alimentação, por exemplo-, e a incidência de impostos.
Quais dados devem constar da folha de pagamento?
A folha de pagamento surgiu pela necessidade de se retribuir as pessoas por serviços prestados. Nos tempos mais remotos, como não havia moeda o pagamento por qualquer coisa ou serviço era feito com o sal (sal de cozinha), pela dificuldade de se obter esse alimento na época.
O que é folha de pagamento? A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela é usada para demonstrar o salário bruto e líquido, além de ter função operacional, contábil e fiscal. Nela vem descrito tudo que o funcionário recebe e todos os descontos que são realizados.
Qual objetivo da folha de pagamento? O documento tem o propósito de organizar e registrar valores referentes a remunerações dos colaboradores, com os devidos descontos e acréscimos. ... Dessa maneira, o documento tem função contábil e fiscal, além de sua importância operacional.
Como todos sabem, o salário na carteira de um funcionário é diferente do salário que ele recebe na folha de pagamento todos os meses. Isso ocorre por conta dos descontos na folha de pagamento. Esse tipo de desconto, abate da remuneração os encargos legais e descontos autorizados pelo próprio colaborador.
Ela é de grande importância para o empregador, pois possibilita a visualização de diversas informações, entre elas: salário bruto, demais proventos pagos ao funcionário de forma detalhada, descontos, salário líquido.
1. Qual a importância da folha de pagamento para a saúde fiscal da empresa? A folha de pagamento é uma obrigação legal pela qual a empresa detalha e consolida todas as informações sobre o histórico mensal de cada funcionário, registrando os valores referentes às remunerações com seus devidos descontos e acréscimos.
O processo para execução da folha de pagamento tem fator importante junto ao departamento pessoal, em razão da riqueza técnica que existe para transformar todas as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha de pagamento.
É considerado uma área crucial na administração de uma empresa, pois lida com toda a parte burocrática de se ter um funcionário. Os profissionais desse setor gerenciam processos como folha de pagamento, férias, benefícios, atestados e até mesmo o controle de ponto.
Departamento Pessoal é uma área especializada na gestão dos funcionários da empresa, ele gerencia a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas. ... E, para cuidar disso tudo, existe o departamento pessoal, setor que realiza a administração da mão de obra do negócio.