Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isolado possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações. O Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe.
Comutação: mover pacotes dentro do roteador da entrada à saída apropriada. Estabelecimento da chamada: algumas arquiteturas de rede requerem determinar o caminho antes de enviar os dados.
Embora seja comum o uso do termo "Pacote" para todas as informações trocadas numa rede, este termo só deve ser aplicado para as PDUs de camada 3 (Rede). Em algumas camadas do modelo OSI são dados nomes específicos para as PDUs: ... Camada de rede: "PACOTE"; Camada de transporte: "SEGMENTO" ou "DATAGRAMA" .
a) Roteamento é um termo usado para descrever as ações feitas pela rede para mover os pacotes através dela. Nós falamos pacotes que são roteados de a para b, ou estão sendo roteados em uma rede ou uma rede interna. Os pacotes seguem através da rede sendo enviados de uma máquina a outra até atingir seu destino.
Dentre eles estão: RIP, IGRP, EIGRP, OSPF e Integrated IS-IS, sendo esses últimos os mais usuais.
Uma tabela de roteamento de hosts inclui somente informações sobre redes conectadas diretamente. O host exige que um gateway padrão envie pacotes para um destino remoto. A tabela de roteamento de um roteador contém informações semelhantes mas também pode identificar redes remotas específicas.
O roteamento estático depende da inserção de rotas manualmente digitadas por um administrador de redes ou automaticamente inserida na tabela de roteamento, quando estiverem diretamente conectadas.
O CIDR é uma sigla para Classes Inter-Domain Routing, e ele é considerado um método para repartir os endereços IP e para rotear. Foi em 1993 que o CIDR foi introduzido pela Internet Engineering Task Force, e desde então esse método tem sido utilizado para substituir a arquitetura anterior que endereçava as redes.
O protocolo RIP facilita a troca de informações de roteamento numa rede Netware. Os roteadores Netwate utilizam o protocolo RIP para criar e manter uma base de dados com informações de roteamento (comumente denominado Tabela de Roteamento). Da mesma forma que o IPX, o RIP foi derivado do XNS.