As missões jesuítas guaraníticas eram um conjunto de trinta cidades missionárias fundadas no século XVII pela ordem religiosa católica da Companhia de Jesus, entre os aborígenes guaranis e povos relacionados, cujo propósito era sua evangelização.
Resposta: Cristianizar, catequizar (educar pela fé católica) e proteger os índios.
Resposta. Resposta: ensinar os índios a língua deles e adorar seu Deus, de forma a catequisá-los por motivos religiosos e políticos da época.
As reduções ou missões foram aldeamentos indígenas coordenados por padres jesuítas, com o objetivo de catequizar os povos nativos.
Os sete povos das Missões foram estratégias criadas por padres espanhóis no Sul do Brasil com o objetivo de espalhar a fé católica catequizando os indígenas. ... Em território brasileiro, durante a era colonial, portugueses e espanhóis disputavam áreas de influências para praticarem seus objetivos políticos ou religiosos.
Os Sete Povos das Missões
Os territórios do Sul do Brasil e da região do Rio da Prata era uma área em disputa entre Portugal e Espanha, devido a discordâncias quanto ao exato traçado do Meridiano de Tordesilhas. O Rio da Prata foi descoberto pelo navegador português João de Lisboa, por volta de 1512.
A chamada Guerra Guaranítica foi mais um dos conflitos que ocorreram no Brasil entre os portugueses e indígenas por conta de diversos fatores, como a dominação e a escravização que os europeus impunham aos nativos.
A Destruição dos Sete Povos das Missões em 1756. A diminuição da influência que jesuítas tinham na região do Brasil. E a morte de mais de 20 mil índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões!
Causas principais: - Armamento dos indígenas da região pelos jesuítas espanhóis, para que esses resistissem aos portugueses e defendessem a posse da terra na região. - Disputas territoriais entre Portugal e Espanha em meados do século XVIII.
Por fim a frase que os índios falaram para os portugueses e os espanhóis que estavam na Guerra Guaranítica era a "Essa terra tem dono, ela nos foi dada por Deus e São Miguel!"
“A Guerra Guaranítica é o descontentamento, a revolta dos guarani missioneiros contra as imposições do Tratado de Madri, porque ele obrigava os índios a abandonar suas terras, plantações, gado e residências. ... O guarani não lutou contra o rei, ele lutou pela posse da terra.
7 de fevereiro de 1756
Foi assassinado numa emboscada, por soldados espanhóis e portugueses, nos campos de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, em 7 de fevereiro de 1756. O bravo e exemplar Sepé Tiarajú transformou-se num símbolo para os gaúchos.
Notícias Lenda de São Sepé, uma trdição do povo gaúcho O valente índio guarani Sepé Tiaraju foi um guerreiro que combateu nos Sete Povos das Missões, na época da colonização portuguesa e espanhola, em 1750. Ele era predestinado por Deus e São Miguel, pois nasceu com lunar na cabeça.
Sepé Tiaraju foi um guerreiro indígena, considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por lei. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri. ... Além disso, alteravam a divisão das propriedades e dos trabalhos entre os indígenas.