O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista.
Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra. Controle do monarca sobre a religião. Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana. Luta entre as dinastias pelo controle do poder.
Resposta: Terminado o conflito, quem assume o trono inglês é Henrique VII, fundador da Dinastia Tudor, que governou de 1485 a 1509. Sua subida ao poder e sua manutenção se deveram ao apoio da burguesia inglesa que controlava em grande parte o poder político do país.
Os três principais reis absolutistas da Inglaterra pertenceram a dinastia Tudor e foram Henrique VII, Henrique VIII e Eduardo VI. Estes reis desenvolveram a Inglaterra e a transformaram em uma das maiores potências marinha e militar, daquela época.
Principais monarcas absolutistas Os principais monarcas do regime absolutista foram: Elizabeth I – rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 a 1603. Fernando de Aragão e Isabel de Castela – reis da Espanha durante o século XVI. Luís XIII – rei da França entre 1610 e 1643.
Os mais famosos governos absolutistas foram Henrique VIII na Inglaterra (1509-1547) e Luís XIV na França (1643-1715).
Monarquia é um sistema de governo em que o monarca, imperador ou rei, governa um país como chefe de Estado. ... A monarquia ficou conhecida como absolutismo.
Para governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. A formação do Estado Moderno é dividida, para fins de estudos, em quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.