A Revolução Praieira foi um movimento liberal, mais especificamente social, que foi uma resposta à situação política conservadora brasileira. Os liberais que participavam dessa revolução receberam apoio de camadas da população. ... A revolução teve fim após uma derrota contra as forças oficiais brasileiras no ano de 1850.
A Revolução Praieira iniciou-se em novembro de 1848 em razão da disputa pelo poder entre praieiros e conservadores. O estopim foi a reviravolta política que aconteceu no país quando os conservadores retomaram o poder no Rio de Janeiro, em 1848.
A Revolução Praieira foi completamente debelada em 1849. Alguns dos principais líderes do movimento morreram em combate, outros foram presos e depois anistiados. Como em outras revoltas armadas ocorridas no Império, foi a participação da população pobre que fez com que o movimento assumisse um caráter revolucionário.
Reivindicações: - voto livre e universal para o povo brasileiro (fim do voto censitário); - plena liberdade da imprensa; ... - exercício do comércio a varejo só para brasileiros (os portugueses seriam proibidos de exercer essa atividade);
A história do Primeiro Reinado foi marcada por fatos importantes para a política brasileira, como a Assembleia Constituinte (1823), a Constituição de 1824, a Confederação do Equador (1824), a Guerra da Cisplatina, em 1825, e a abdicação de D. Pedro I (1831).