A camada de transporte, Modelo TCP/IP, é a camada responsável pela transferência de dados entre duas máquinas, independente da aplicação usada e do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre elas. ... As camadas de 1 a 3 estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos pela rede.
O objetivo básico da Camada de Enlace de Dados é assegurar a transferência confiável de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio físico. ... Controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados; Controle de Fluxo.
Na ciência da computação, mais especificamente em redes de computadores, a camada de ligação de dados, também conhecida como camada de enlace de dados ou camada de link de dados, é uma das sete camadas do modelo OSI. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer na camada física.
A função da camada de enlace de dados é fornece serviços à camada de rede. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino.
Ao receber um quadro, o switch aprende o MAC pelo campo de endereço de origem do quadro ethernet e encaminha com base no endereço de destino.
Qual o nome dado para os dados que trafegam na camada de enlace do modelo OSI e TCP/IP? Roteadores, bridges (pontes) e hubs (concentradores) atuam, respectivamente, nas camadas .................................................................. do Modelo de Referência OSI. de rede, de enlace e física.
camada 2 de enlace
Switch L2 utiliza o endereço MAC (nível 2) contido no pacote de dados para enviar a informação, enquanto que o Switch L3 utiliza os endereços de nível 2 ou nível 3 (um exemplo é o endereço IP) para determinar o destino do pacote, permitindo que os pacotes sejam roteados.
O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede.
Um switch L2 gerenciável permite a criação de VLANs, mas não faz a interconexão entre elas. ... Um switch L3, por outro lado, é um switch igual a um switch L2 (tem portas, cria VLANs, gerenciável, etc) mas ele tem uma funcionalidade que os switches L2 não tem: permite interconectar as VLANs.
Existem dois tipos de switch: O switch gerenciável e o não gerenciável e a principal diferença entre eles está no fato de que um switch gerenciável pode ser configurado e é capaz de priorizar o tráfego da LAN para que as informações mais importantes sejam transmitidas primeiro.
Switch Virtual Interface (SVI): uma interface virtual que representa uma determinada VLAN, sendo que ela pode ser uma interface Layer 2 ou Layer 3, ou seja, podemos atribuir um endereço IP a essa interface.
Conforme indicado, as SVIs são interfaces lógicas configuradas para VLANs específicas; para rotear entre duas ou mais VLANs, cada VLAN deve ter uma SVI separada habilitada. As portas roteadas (Camada 3) permitem que os switches Cisco atuem como roteadores de forma eficaz.