Use água com vinagre. Adicione 1/2 xícara de vinagre para 4 xícaras de água morna antes de molhar o pano na mistura. Esfregue o quadro. Torça o pano para que ele não fique pingando. É melhor deixar o quadro negro secar ao ar livre após remover o giz de sua superfície.
Uma mistura para limpeza, deve ser feita com detergente neutro líquido e água. Não utilize alvejante. Para remover o excesso de água, pressione o apagador de quadro branco em uma toalha ou utilize toalhas de papel para secar. Faça isso várias vezes até remover o máximo de água possível.
A lousa branca foi desenvolvida na década de 1960 e se tornou uma ótima alternativa para alunos e professores alérgicos ao pó do giz. Além de ter tamanho variável, ela permite o uso de caneta, que possui inúmeras vantagens no dia a dia em um ambiente escolar.
Em um recipiente divida a proporção do detergente em 70% e água 30%, de acordo com a sua necessidade para o tamanho do papel de parede lousa. Misture bastante e com a esponja passe em todo o papel de parede lousa desenhada, e em seguida um pano seco.
Como já citamos antes, para apagar um desenho ou algo escrito, seja na parede com tinta ou papel contact, basta um pano úmido. Porém, com o tempo você vai acabar percebendo que desenho após desenho, recados após recados, a parede vai ficar um pouco “manchada”. Não tem problema.
Para paredes com tinta comum, que não são laváveis, a dica é usar detergente neutro aplicando com um pano ou esponja macia umedecida, e sem fazer força ao esfregar. Apenas algumas gotas de detergente são suficientes.
Esta limpeza pode ser feita com uma mistura de água e vinagre (meio a meio), e aplicada com uma esponja em movimentos circulares. Depois basta aplicar novas demãos de tinta para que o ambiente seja renovado.
ACONTECE POR QUÊ: Foi aplicado o acabamento sobre superfície que apresenta alcalinidade (reboco mal curado, caiação, etc), que em presença de umidade (provenientes de chuvas, evaporação de umidade da parte interna da parede ou infiltrações) rompe a película da tinta propiciando a descoloração da superfície pintada.
Esfrega. Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária.
Se não funcionar, outro método também pode ser usado: molhe um chumaço de algodão com álcool e aperte sobre o tecido para tirar o excesso de tinta. Depois, coloque um pouco de detergente na marca de caneta e deixe agir e, em seguida, lave a região com água morna e sabão de coco.
Como tirar tinta de parede seca da roupa: Passe um pano com álcool isopropílico após retirar o excesso de tinta ou, caso isso não funcione, aplique um pouco de álcool direto no tecido. Vale fazer um teste em um pedaço escondido para garantir que a peça não estrague.
Para remover o produto, lave com sabão neutro. Ingredientes: leite azedo, suco de limão e água morna. Com esta combinação, qualquer pessoa pode remover a tinta de canetas de roupas. Aplique a mistura no tecido seco, deixe agir por alguns minutos e depois lave com sabão neutro.
A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.
Tente tirar o cheiro de fumaça das paredes. Encha um balde com água morna e acrescente algumas colheres de sopa de detergente (o bastante para fazer espuma). X Fonte de pesquisa . Depois, espalhe a solução nas paredes com um pano macio ou uma esponja. Use vinagre branco como alternativa.
Quando elas fazem aquela arte, para limpar, basta usar água morna, bicarbonato, esponja e um pano limpo. Passe a mistura por cima dos rabiscos com o lado verde da esponja. Durante esse processo, o giz de cera vai dissolver sem tirar a tinta da parede. Depois é só pegar um pano limpo e ir retirando o excesso.
Em um pano, coloque álcool isopropílico e passe nas manchas. Toda a cor da massinha vai ser transferida para o pano. Não esfregue muito forte para que a situação não piore e a massinha penetre ainda mais no tapete! Até que a mancha saia, continue aplicando álcool com o pano.
Use seus dedos para espalhar a água profundamente na massa. Forme uma bola com a ela, estique-a, puxe-a e dobre-a. Após cerca de 15 a 20 segundos, se a massinha ainda estiver dura, adicione mais uma gota de água e continue amassando. Seja persistente.
Este truque é muito recomendável, também, para manchas de óleo em paredes com tinta colorida. Outro truque muito eficaz para tirar manchas de óleo das paredes é misturar 1 colher de bórax e 1 colher de detergente em 2 litros de água morna. Mexer bem e umedecer uma esponja suave não abrasiva.
Caso não tenha dado certo, a próxima tentativa deve ser com água morna, bicarbonato de sódio e sabão em pó. Umedeça um pano macio (e limpo) com a água morna, coloque os outros dois produtos de forma concentrada no pano e esfregue no local manchado na parede.
Manchas de batom no sofá Um bom truque para remover manchas de batom em sofá, cadeira ou poltrona de tecido é usar papel toalha de cozinha para absorver o excesso de batom, para depois limpar a mancha com acetona embebida numa folha de papel toalha limpo.
Basta deixar a roupa bem esticada, despejar uma boa quantidade de álcool sobre a mancha e esfregar com uma escova. Você também pode colocar uma folha de papel toalha dobrada sobre o local e pressionar bem - aos poucos, o batom será transferido para o papel.
Como retirar o batom do cabelo
Esfoliação pode ajudar a retirar o batom Misture um pouquinho de mel e açúcar e passe nos lábios, fazendo leves movimentos circulares por alguns minutos e retire com água. Não esqueça de hidratar os lábios após a esfoliação, já que a pele estará mais fina e sensível.
Confira esse truque:
Macetes para remover o batom sem demaquilante