Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
Adicione o própolis (feromônio) no interior da garrafa e agite para que o líquido se espalhe. Por fim, encontre um local livre debaixo de um telhado ou de uma árvore, posicione a isca na direção diagonal (para evitar a entrada de água) e deixe que os novos enxames de espécies nativas se aproximem.
Arapuá (Trigona spinipes), conhecida pelo nome arapuã, irapuã, irapuá e aripuá no Nordeste do Brasil, é uma abelha social sem ferrão brasileira, da tribo meliponini, de coloração negra reluzente. Seu nome, derivado do tupi eírapu'a ("mel redondo"), faz referência ao formato de sua colmeia.
O mel deve chegar a uma temperatura de 65 °C em banho maria, mexendo sempre, e depois de apenas 15 segundos nesta temperatura, deve ser retirado do fogo e fechado imediatamente, deixando a temperatura baixar. Pode ser armazenado em temperatura ambiente até a sua abertura.
As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
Abelha-europeia: 14 – 28 dias
Fêmea: 14 – 28 diasOperária, no verão
A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.
Já se sabia que o que determina se a abelha fêmea vai se tornar operária ou rainha não são diferenças genéticas, mas o consumo da geleia real – alimento produzido pelas operárias e dado àquela que será rainha. Porém, o ingrediente que ativa o processo de desenvolvimento da abelha rainha ainda não era conhecido.
Mas até que aproveita. Seu vôo nupcial é seguido por um cortejo de zangões. Ela pode ser fecundada por até oito machos, que morrem ali mesmo porque perdem o órgão sexual e parte do abdome, que ficam presos no corpo da rainha.
O termo abelha-rainha ou abelha-mestra é comumente utilizado para se referir a uma abelha adulta e fértil, sendo ela, normalmente, mãe de todas as outras abelhas da colmeia. ... Normalmente existe uma única rainha em cada colônia.
Renato explica que o primeiro passo para se criar abelha rainha é preparar as cúpulas. Escolha uma cera de boa qualidade, de preferência aquela retirada do favo de mel, daquela primeira camada do favo, que é uma cera novinha e de mais qualidade para ser usada.
16 dias
Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente; Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco.
As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas cultivadas para alimentação, principalmente frutas e verduras. Sua morte coloca em risco a agricultura e, consequentemente, a própria segurança alimentar.
Porque o ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
Que abelhas e plantas se dão bem, todo mundo sabe: no processo conhecido como polinização, abelhas voam de flor em flor para se alimentar do pólen, transferindo células reprodutivas de uma planta para outra.
As abelhas apresentam comportamento agressivo apenas em situação de ameaça de sua colmeia, ou seja, só atacam para defender o local de moradia dela e da família.