Glândulas parótidas Elas são responsáveis pela produção de cerca de 30% da saliva. A saliva produzida é rica em amilase e glicoproteínas. As glândulas parótidas apresentam um sistema de ductos que convergem para um ducto único, o ducto de Stensen, que se abre na cavidade oral.
As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares da boca, localizadas abaixo e em frente das orelhas.
As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais.
Localização e Comparação Morfo-funcional dos Diferentes Tipos de Glândulas Salivares Menores Introdução Embriologia As glândulas salivares tem origem embriológica a partir do epitélio bucal primário por meio da sua interação com o ectomesênquima.
Em humanos, três pares de glândulas salivares maiores, parótidas, subman- dibulares e sublinguais, são localizadas no exterior da cavidade oral. A secreção proveniente dessas glândulas alcança a cavidade oral por meio de sistema de duc- tos.
As glândulas salivares iniciam seu desenvolvimento a partir de botões epiteliais que se originam do epitélio bucal na vida fetal precoce. O primórdio da glândula parótida humana aparece entre a 4ª e 6ª semana de vida intra-uterina nas dobras laterais do estomodeo (cavidade oral primitiva).
Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.
Porém, em glândulas salivares de mamíferos, os dados da literatura mostram que o sistema nervoso simpático desempenha somente a função de ativar a síntese e secreção de proteínas da saliva.
A glândula submandibular é a única glândula salivar mista, que secreta ambos os tipos em uma proporção de 3:2 serosa para mucinosa, respectivamente. A glândula parótida é a única glândula que secreta saliva puramente serosa, enquanto a glândula sublingual é a única que secreta saliva puramente mucinosa.
As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
As glândulas submandibulares consistem em duas glândulas do tamanho de uma noz, localizadas em ambos os lados da face, abaixo da mandíbula e à sua frente, na parte posterior da cavidade bucal.
Existem três pares principais de glândulas salivares na boca: As glândulas parótidas, o maior par de glândulas salivares, ficam logo atrás do ângulo mandibular, abaixo e à frente dos ouvidos. As glândulas sublinguais ficam sob a lateral da língua. As glândulas submandibulares ficam sob a lateral da mandíbula.
Localizadas na boca e na garganta, as glândulas salivares (parótida, sublingual, submandibular) atuam no processo de digestão dos alimentos através do processo de produção e liberação de saliva, uma vez que ela contém a enzima ptialina ou amilase salivar, responsável pelo amolecimento dos alimentos bem como a ...
Principais sintomas
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.
Existem dois tipos de glândulas: as exócrinas (que secretam substâncias que saem do corpo, como o suor e a saliva) e as endócrinas (que produzem hormônios que garantem o equilíbrio do nosso corpo). São sete glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóides, supra-renais, pâncreas, ovários e testículos.
No corpo humano existem várias glândulas endócrinas, mas as principais são a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). Há uma região no encéfalo, denominada hipotálamo, que produz hormônios que controlam a hipófise.
A tireoide é localizada na região do pescoço, sendo a maior das glândulas endócrinas do corpo humano. Sua função abrange a produção e hormônios essenciais, tais como triiodotironina e tiroxina.
O fígado se localiza do lado direito do abdome, e é considerado a maior glândula do organismo.
A Hormona do Crescimento é uma substância produzida por uma glândula situada na base do cérebro, chamada pituitária.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas. A hipófise é uma glândula pequena localizada na base do encéfalo. ... O pâncreas é uma glândula mista e sua parte endócrina produz insulina e glucagon.
Sistema Endócrino
As principais glândulas endócrinas e órgãos estão listados abaixo: