Misture 5 colheres de sopa de fermento em pó vencido com 1 litro de água, ou coloque diretamente em uma esponja e umedeça, esfregue o local desejado. Sua cozinha vai agradecer. A pia da cozinha FICA limpinha e todo o material de inox que você tiver também. Experimente!!!
Para ter certeza de que o seu fermento em pó químico ainda está bom para o uso é simples. Aqueça um copo de água e coloque uma colher de chá de fermento na água. Se a água borbulhar igual sal de frutas o fermento está bom para o uso, caso contrário já perdeu sua eficácia e você pode joga-lo no lixo.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento. Já o Fermento biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.
De um modo geral, quando o fermento é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos. Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia.
São semelhantes, pois exercem a mesma função em bolos, pães.... Já são diferentes pois o Químico é feito a base de potássio e e bicarbonato. Já o biológico é composto por fungos vivos (levedura).
O fermento biológico é instantâneo e composto por microorganismos. ... Esse tipo de fermento é indicado para preparos rápidos, como pães de liquidificador. Além disso, o seu sabor é mais neutro, diferente do sabor único que a fermentação natural proporciona. Isso pode ser uma desvantagem.
Para substituir o tradicional fermento biológico, aquele vendido em tablete, basta multiplicar o peso pedido por 4 ou 5 e pronto. Por exemplo, uma receita básica de pão pede 50 g de fermento biológico fresco, então você pode usar cerca de 200 g a 250 g de Levain.
Como alimentar ou refrescar o fermento natural
O fermento natural é conhecido por diversos nomes: levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal) ou massa azeda.
Tipos de fermentos
O fermento biológico fresco, nada mais é que as leveduras condensadas em um tablete e não possuem nenhum emulsificante e essa é uma das razões pela qual é considerada mais saudável.
O fermento biológico é compostos de leveduras, organismos vivos que, quando misturados com água e farinha, produzem o gás que faz crescer a massa. Esse tipo de fermento é indicado para pães, roscas, pizzas e esfirras. Ele é vendido na forma de tablete, grãos e em pó.
Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas. Basta misturar o fermento diretamente à farinha, sem dissolvê-la na água.
Em 2500 a.C. os egípcios já utilizavam métodos para fazer o pão crescer. Em 1850, o grande pesquisador Louis Pasteur descobriu que os minúsculos glóbulos eram plantas unicelulares (células do fermento), ele observou que estas células utilizavam substâncias para o meio (CO2). ...
O homem aprendeu a refinar os cereais há cerca de 12 mil anos, na Mesopotâmia e aí já começou a assar pães, baixos e chatos, em pedras, no chão. Em 7000 a.C., no Egito, foi criado o primeiro forno de barro para… assar pão, claro. Pouco mais tarde, os mesmo egípcios descobriram, completamente por acaso, o fermento.
Fermento biológico fresco Normalmente encontrado nos supermercados e padarias no formato de tabletes, o fermento fresco é uma pasta cremosa como manteiga, com textura lisa e moldável, lembrando massa de vidraceiro ou argila úmida e possui um aroma bem marcante que não some no produto final.
Como ativar o fermento fresco?
Quando a temperatura da massa é elevada, as leveduras se reproduzem e se alimentam do açúcar e do amido que existe na farinha de trigo. Então, elas liberam gás carbônico, que faz a massa crescer.
1ª etapa:
Acrescente mais farinha se necessário: uma proporção de 60% de farinha para 40% de líquido costuma ser boa para massas de pão, portanto acrescente o necessário para equilibrar. Sove a mistura de fermento ativo na massa e deixe crescer em um lugar quente e úmido.
10 gramas de fermento biológico seco = 1 colher (sopa) ou 1 envelope. 10 gramas de fermento biológico seco = 30 gramas de fermento biológico fresco.