A mão será imobilizada com gesso ou órtese (tala removível), que irá proteger o local da fratura e permitir certa mobilidade, diminuindo o risco de rigidez e inchaço. Os dedos próximos ao local da fratura também podem ser imobilizados, aumentando a estabilidade.
Quando você fratura um osso do dedo, isso pode fazer com que sua mão inteira esteja fora do alinhamento. Sem tratamento, seu dedo quebrado pode ficar rígido e dolorido. Sua mão consiste em 27 ossos: oito ossos no pulso (carpal), cinco ossos na palma da mão (metacarpianos) e 14 ossos nos dedos (falanges).
Tratamento. Geralmente, o único tratamento necessário para uma fratura de um dedo do pé é imobilizar o dedo fraturado junto ao dedo adjacente (chamado “buddy taping”) por várias semanas. Se um dedo estiver anormalmente dobrado fora do lugar, ele pode ter que ser realinhado (reduzido).
As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização. Já os traumas indiretos ou entorses provocam ruptura de grau variável dos ligamentos que estabilizam as articulações.
PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES
O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.
O que fazer em caso de luxação da articulação
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.