Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, a coordenação do cuidado e das ações no território e a integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços da rede de atenção no município. Leia mais sobre o credenciamento aqui.
No cargo de Gerente de Unidade de Saúde se inicia ganhando R$ 3.
Atribuições: Coordenar e chefiar todos os trabalhos inerentes ao Posto de Saúde Municipal nos termos legais, organizar, orientar, chefiar todas as atividades do Posto de Saúde, fazer cumprir a legislação de saúde no âmbito municipal, em conformidade com a legislação da saúde vigente, normas das posturas municipais ...
ouvindo com atenção e sem fazer prejulgamentos. favorecendo um ambiente agradável para a execução das atividades. humanizando o atendimento ao cidadão. Cumpre as atividades inerentes à função com responsabilidade, assiduidade e organização mantendo comprometimento com a comunidade, a Unidade Básica de Saúde e SMS.
Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente. Compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador.
São itens necessários à Estratégia Saúde da Família (ESF), exceto: Escolha uma: a. Carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde, membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos, aos quais serão admitidas outras modalidades de jornada de trabalho.
O Programa de Saúde da Família também conhecido como PSF foi criado em 1994, como conseqüência de uma ação da sociedade organizada, o programa passou a receber um tratamento exclusivo do Ministério da Saúde e do Governo Federal a partir de 1996, mas foi em 1998 que a conta foi agregada ao Orçamento da União, com verbas ...
A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica.
A atenção à saúde é um conjunto de ações, envolvendo todos os níveis de governo (municipais, estadual e federal), para o atendimento das demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), compreendendo os campos da assistência, das intervenções ambientais, no seu sentido mais amplo e das políticas externas no setor ...
Em termos históricos, as primeiras iniciativas do Ministério da Saúde dedicadas à alteração na organização da atenção à saúde com ênfase na atenção primária surgiram no momento em que foram estabelecidos o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), em 1991, e o Programa Saúde da Família (PSF), em 1994.