A primeira geração resultante desse cruzamento (geração parental ou P) ele cruzou entre si, obtendo a geração F1 (primeira geração híbrida), com todos os descendentes de sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, porque descendiam de pais com características diferentes (semente amarela e verde).
A partir da geração F2 é feita a seleção de plantas individuais. Na geração F3, cada planta selecionada em F2 será plantada em linha e realiza-se a seleção entre linhas e dentro de cada linha.
A característica dessa ação é a de que os heterozigotos apresentam valores fenotípicos superiores ao melhor dos pais, portanto a média da geração F1 é superior a do pai de maior média, enquanto que a média da geração F2 é inferior a da F1. ... Percebe-se sempre que o heterozigoto tem valor fenotípico maior que o maior pai.
Cada gene é formado por uma sequência específica e ordenada de ácidos nucleicos (ADN e ARN) que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de ARN).
Organismos constituídos por estruturas celulares têm seu material genético formado por ácido desoxirribonucleico (DNA). ... O DNA apresenta-se condensado por proteínas histonas na célula eucariótica em interfase, formando a cromatina.